Partindo da pole position, Lando Norris dominou de ponta a ponta o Grande Prêmio de Abu Dhabi, etapa de encerramento da temporada 2024 da Fórmula 1, realizado neste domingo (8) no circuito de Yas Marina.
Norris não foi ameaçado em nenhuma ocasião durante as 58 voltas em Abu Dhabi. A vitória deu ainda o título de construtores para a McLaren, que não vencia desde 1998. Norris de quebra garantiu o vice-campeonato, atrás do tetracampeão Max Verstappen.
O heptacampeão Lewus Hamilton recebeu a bandeira quadriculada na quarta posição, depois de protagonizar uma última volta emocionante em sua despedida da Mercedes em alto estilo. O britânico mergulhou por dentro do seu compatriota George Russell nas voltas finais para terminar a corrida na quarta posição, depois de largar em 16º.
Max Verstappen foi penalizado em 10 segundos depois de um incidente com Oscar Piastri na largada. O piloto da Red Bull mergulhou por dentro da Curva 1, mas acabou deslizando e acertando Piastri no caminho. No fim, Verstappen cruzou a linha de chegada na sexta posição.
Piastri também recebeu uma penalidade de 10 segundos, em uma tentativa de superar Franco Colapinto, acertando a traseiro do FW46 do argentino. Piastri terminou em décimo.
Pierre Gasly teve um fim de semana consistente para a Alpine. O francês terminou na P7, enquanto seu novo companheiro de equipe, Jack Doohan, foi o 15º.
Nico Hulkenberg (Haas), foi o oitavo colocado e Fernando Alonso (Aston Martin), o nono.
A F1 retorna em 16 de março de 2025, em sua temporada de número 75. O campeonato terá 24 etapas e marca a estreia do brasileiro Gabriel Bortoleto, que neste domingo conquistou o título de campeão da Fórmula 2 em sua temporada de estreia.
Veja o resultado da corrida:
1. Lando Norris, McLaren
2. Carlos Sainz, Ferrari
3. Charles Leclerc, Ferrari
4. Lewis Hamilton, Mercedes
5. George Russell, Mercedes
6. Max Verstappen, Red Bull
7. Pierre Gasly, Alpino
8. Nico Hulkenberg, Haas
9. Fernando Alonso, Aston Martin
10. Oscar Piastri, McLaren
11. Alex Albon, Williams
12. Yuki Tsunoda, lateral direito
13. Zhou Guanyu, Sauber
14. Lance Stroll, Aston Martin
15. Jack Doohan, Alpino
16. Kevin Magnussen, Haas
Não classificados: Liam Lawson (RB), Valtteri Bottas (Sauber), Franco Colapinto (Williams), Sergio Perez (Red Bull)
Por E. Cortez / Foto: Divulgação