A Alfa Romeo confirmou que Robert Kubica seguirá na função de piloto reserva da equipe na temporada 2022 da Fórmula 1. Junto do piloto, a empresa petrolífera polonesa PKN Orlen também seguirá como patrocinadora máster, indo para o terceiro ano da parceria.
A Alfa Romeo aguarda com expectativa a chegada da nova era da F1, com o novo regulamento técnico e o novo carro, com a esperança de dar um salto no grid.
Após boas performances em 2019, quando assumiu as operações da Sauber, incluindo uma quarta e quinta posições com Antonio Giovinazzi e Kimi Raikkonen no GP do Brasil, a performance da equipe caiu consideravelmente.
Apesar de ter mantido a oitava posição no Mundial de Construtores em 2020, a quantidade de pontos conquistados caiu por terra: 57 em 2019 contra apenas 8 no ano passado. Neste ano, a equipe chegou a superar essa marca, tendo 11 no momento, mas caindo para a nona posição do Mundial, ficando à frente apenas da Haas, com zero.
Kubica teve a chance de disputar dois GPs em 2021, o da Holanda e o da Itália, substituindo Raikkonen, que havia testado positivo para Covid-19. Seu melhor resultado foi uma 14ª posição na corrida de Monza.
Para 2022, a Alfa Romeo terá uma formação nova entre seus pilotos titulares. Enquanto Raikkonen se aposenta ao final deste ano, Giovinazzi foi demitido, indo para a Fórmula E, onde correrá ao lado do brasileiro Sérgio Sette Câmara na Dragon. Em seus lugares, chegam Valtteri Bottas, de saída da Mercedes, e o estreante Guanyu Zhou.
Por E. Cortez / Foto: Divulgação