A Fórmula 1 abriu na manhã de sexta-feira o último fim de semana da temporada 2022 com um primeiro treino livre para o GP de Abu Dhabi repleto de jovens talentos, incluindo dois brasileiros (Felipe Drugovich e Pietro Fittipaldi). E teve dobradinha da Mercedes, com Lewis Hamilton à frente de George Russell.
Brigando pelo vice-campeonato, Charles Leclerc foi o terceiro, à frente de Sergio Pérez, enquanto Liam Lawson completou o top 5, sendo o melhor entre os não-titulares. Sebastian Vettel, Robert Shwartzman, Daniel Ricciardo, Valtteri Bottas e Alex Albon completaram o top 10. Pietro Fittipaldi foi o 17º enquanto Felipe Drugovich, em seu primeiro contato com o carro de 2022 da Aston Martin, foi o 20º.
A sessão contou com oito pilotos não-titulares, sendo sete deles cumprindo a cota de jovens talentos, com destaque para dois brasileiros, algo que não acontecia desde a época de Felipe Massa e Felipe Nasr.
Logo depois, Max Verstappen não deu chance para os rivais e liderou o segundo treino livre. George Russell novamente foi o segundo mais veloz. Em terceiro apareceu Charles Leclerc, com +0s453. Hamilton (+0s615) e Pérez (+0s706) completando o top 5.
Os pilotos retornam para o terceiro treino livre neste sábado às 7h30, com transmissão do BandSports a partir das 7h20.
Fórmula 1 anuncia categoria totalmente feminina para 2023
A Fórmula 1 anunciou que iniciará um novo campeonato feminino a partir de 2023, conhecido como F1 Academy, para preencher a lacuna para as mulheres nas categorias juniores. A nova categoria visa aumentar os níveis de representação feminina nos grid das séries de alimentação que levam à F1, ajudando-as a progredir em direção ao topo da pirâmide das corridas.
A série de nível de Fórmula 4 começará em 2023, com um grid de 15 carros que terá cinco equipes com cada uma inscrevendo três carros. Essas equipes fazem parte da Fórmula 2 e da Fórmula 3, competindo em sete rodadas que compostas por três corridas, com uma rodada provavelmente em um fim de semana de Fórmula 1.
Por E. Cortez / Foto: Instagram