Na madrugada brasileira desta sexta-feira, a Fórmula 1 concluiu os dois primeiros treinos livres para o GP de Las Vegas de 2024, a 22ª de 24 etapas da categoria.
E a Mercedes começou bem o final de semana na Cidade do Pecado.
No primeiro Treino Livre, Lewis Hamilton e George Russell lideraram a tabela de tempos.
Hamilton foi o mais rápido, à frente do companheiro de equipe, com Lando Norris em P3 pela McLaren.
No TL1, Leclerc ficou em 4° com a Ferrari e Verstappen fechou o Top 5 com o RB20.
TL 2
Lewis Hamilton também liderou a segunda sessão do dia, repetindo a dose do TL1. Lando Norris e George Russell completaram os três primeiros colocados.
As Ferraris ficaram em quarto e quinto lugares, respectivamente com Sainz e Leclerc. Verstappen apenas ficou em 17° lugar.
Ainda nesta sexta-feira, a F1 retorna ao circuito de rua para o terceiro e último treino livre, às 23h30 (Brasília), e na madrugada para a classificação, às 3h (Brasília) deste sábado.
O Grande Prêmio de Las Vegas de F1 (50 voltas ou 120 minutos) tem largada às 3h da madrugada de sábado para domingo.
As atividades de pista são transmitidas pelo Grupo Bandeirantes.
Confira o resultado completo dos TLs 1 e 2 do GP de Las Vegas:
TL 1
1) Lewis Hamilton (Mercedes), 1’35.001
2) George Russell (Mercedes), 1’35.397 (+0.396s)
3) Lando Norris (McLaren/Mercedes), 1’35.954 (+0.953s)
4) Charles Leclerc (Ferrari), 1’36.007 (+1.006s)
5) Max Verstappen (Red Bull/Honda RBPT), 1’36.038 (+1.037s)
6) Carlos Sainz (Ferrari), 1’36.218 (+1.217s)
7) Fernando Alonso (Aston Martin/Mercedes), 1’36.262 (+1.261s)
8) Oscar Piastri (McLaren/Mercedes), 1’36.451 (+1.450s)
9) Pierre Gasly (Alpine/Renault), 1’36.478 (+1.477s)
10) Sergio Pérez (Red Bull/Honda RBPT), 1’36.536 (+1.535s)
11) Kevin Magnussen (Haas/Ferrari), 1’36.811 (+1.810s)
12) Lance Stroll (Aston Martin/Mercedes), 1’36.817 (+1.816s)
13) Alexander Albon (Williams/Mercedes), 1’36.948 (+1.947s)
14) Esteban Ocon (Alpine/Renault), 1’37.152 (+2.151s)
15) Nico Hülkenberg (Haas/Ferrari), 1’37.200 (+2.199s)
16) Valtteri Bottas (Sauber/Ferrari), 1’37.765 (+2.764s)
17) Franco Colapinto (Williams/Mercedes), 1’38.025 (+3.024s)
18) Zhou Guanyu (Sauber/Ferrari), 1’38.350 (+3.349s)
19) Yuki Tsunoda (RB/Honda RBPT), 1’38.574 (+3.573s)
20) Liam Lawson (RB/Honda RBPT), 1’38.730 (+3.729s)
TL 2
1) Lewis Hamilton (Mercedes), 1’33.825
2) Lando Norris (McLaren/Mercedes), 1’33.836 (+0.011s)
3) George Russell (Mercedes), 1’34.015 (+0.190s)
4) Carlos Sainz (Ferrari), 1’34.105 (+0.280s)
5) Charles Leclerc (Ferrari), 1’34.313 (+0.488s)
6) Pierre Gasly (Alpine/Renault), 1’34.651 (+0.826s)
7) Kevin Magnussen (Haas/Ferrari), 1’34.686 (+0.861s)
8) Oscar Piastri (McLaren/Mercedes), 1’34.798 (+0.973s)
9) Nico Hülkenberg (Haas/Ferrari), 1’34.818 (+0.993s)
10) Yuki Tsunoda (RB/Honda RBPT), 1’34.997 (+1.172s)
11) Valtteri Bottas (Sauber/Ferrari), 1’35.020 (+1.195s)
12) Esteban Ocon (Alpine/Renault), 1’35.221 (+1.396s)
13) Lance Stroll (Aston Martin/Mercedes), 1’35.251 (+1.426s)
14) Fernando Alonso (Aston Martin/Mercedes), 1’35.440 (+1.615s)
15) Liam Lawson (RB/Honda RBPT), 1’35.671 (+1.846s)
16) Zhou Guanyu (Sauber/Ferrari), 1’35.765 (+1.940s)
17) Max Verstappen (Red Bull/Honda RBPT), 1’35.834 (+2.009s)
18) Franco Colapinto (Williams/Mercedes), 1’35.868 (+2.043s)
19) Sergio Pérez (Red Bull/Honda RBPT), 1’36.055 (+2.230s)
20) Alexander Albon (Williams/Mercedes), 1’39.629 (+5.804s)
Verstappen reclama de aderência de pneus em treinos livres de Las Vegas
Max Verstappen, apesar das boas chances, parece que terá dificuldades para garantir o tetracampeonato da Fórmula 1 no GP de Las Vegas, a julgar pelo desempenho do RB20 nos dois treinos livres realizados nos Estados Unidos.
De acordo com o site da revista alemã Auto Motor und Sport, o time errou na asa traseira levada para a etapa em Nevada, e agora espera outra versão vinda da Inglaterra para ser recolocada no carro.
O equívoco dos taurinos tem custado nada menos do que 0s6 em retas aos carros de Verstappen e Pérez.
Segundo a publicação, o modelo levado para os EUA é muito inclinado, portanto a Red Bull agora busca uma asa traseira mais plana para corrigir a perda de aerodinâmica.
Nas duas atividades em pista, Verstappen reclamou muito da direção do carro, além da falta de aderência no sujo traçado da icônica Strip. O piloto terminou a primeira sessão em quinto e a segunda em 17º.
Um desafio em comum a todos tem sido as temperaturas muito baixas, o que implica no aquecimento dos pneus. O asfalto não passou de 13°C na segunda sessão.
“Escorregadio. Acho que tivemos muita dificuldade em fazer os pneus funcionarem em uma volta. Na simulação de corrida, ainda temos algumas coisas para mudar”, afirmou o piloto. “Para mim, a sensação é de que o problema está muito relacionado aos pneus. É como pilotar no gelo”, completou Verstappen.
Por E. Cortez