Os 20 pilotos da Fórmula 1 voltam à pista neste sábado, nas atividades finais para a disputa do Grande Prêmio (GP) do México, a 19ª etapa do calendário, uma prova carregada de história.
A F1 na Cidade do México estreou no calendário da FIA em 1963 e, entre idas e vindas, voltou em 2015. Nestes 60 anos, consagrou nomes como Ayrton Senna, Alain Prost, Nigel Mansell, Lewis Hamilton e, claro, Max Verstappen.
Por isso, fique de olho nos detalhes para um fim de semana em um circuito emblemático – e, de certa forma, de tirar o fôlego.
Pole-position
Os pilotos realizam neste sábado o último Treino Livre (TL 3), às 14h20 (Bandsports). Mais tarde, às 17h30, começa a classificação, para definir o pole-position e o grid de largada (Band e Bandsports).
O GP do México é a prova disputada com a maior altitude do calendário da F1, já que o Autódromo Hermanos Rodríguez fica a 2.240 metros acima do nível do mar. Para efeito de comparação, a segunda pista mais alta é Interlagos, a 700 metros acima do nível do mar. A altitude tem impacto direto na atuação dos motores, e é um dos imprevistos da prova.
Por E. Cortez / Foto: Reprodução