A Federação Internacional de Automobilismo (FIA) anunciou na última quarta-feira que fará uma investigação da controversa final da temporada 2021 da Fórmula 1 em Abu Dhabi, que culminou com o título do holandês Max Verstappen, da Red Bull, depois dos polêmicos procedimentos de relargada após safety car que acabaram fazendo com que o britânico Lewis Hamilton, da Mercedes, não conquistasse seu octacampeonato mundial.
A decisão do órgão regulador vem depois de a Mercedes ter seus dois protestos contra o resultado da corrida de Yas Marina rejeitados pelos comissários, de modo que Verstappen foi confirmado como campeão.
Toda a polêmica veio em função de uma controversa decisão do diretor de provas da F1, Michael Masi, de deixar apenas os retardatários que estavam entre Hamilton — que liderava — e Verstappen voltarem à volta do ponteiro, de modo que o holandês teve as condições de atacar o rival para ultrapassá-lo e conquistar o título. Além disso, o safety car supostamente deveria sair da pista apenas no fim da volta seguinte, o que não ocorreu.
Tendo tudo isso em vista, a FIA anunciou a investigação a fim de minimizar os efeitos negativos da controvérsia na imagem da F1 e do próprio órgão.
Mercedes confirma retirada de recurso contra resultado da corrida em Abu Dhabi
Em um breve comunicado divulgado nesta quinta-feira (16), a Mercedes confirmou que retirou o recurso contra o resultado do GP de Abu Dhabi de Fórmula 1, horas antes da Cerimônia de Premiação da FIA em Paris. A equipe disse que aceita o movimento da Federação em investigar os eventos do último fim de semana, então sente que a ação não seria mais necessária.
A equipe alegava que, se Masi tivesse seguido o regulamento à risca, o GP teria acabado com o safety car na pista e Hamilton seria o campeão. A Mercedes protestou o resultado, mas o caso foi rejeitado pelos comissários, que afirmaram que não houve uma quebra das regras. Eles reconheceram que outro conjunto de normas dava a Masi a autoridade para conduzir o processo de relargada como quisesse.
Após protocolar a intenção de recurso, a Mercedes tinha até a noite desta quinta para decidir se levaria o caso aos tribunais. Mas com a FIA anunciando na quarta que faria uma investigação sobre os eventos, a Mercedes sentiu que seria melhor focar na melhora do regulamento do que lutar por uma mudança no resultado.
Em um comunicado, a Mercedes deixou claro que foi duro compreender as circunstâncias do que aconteceu no domingo.
“A Mercedes trabalhará ativamente nesta comissão, buscando construir uma Fórmula 1 melhor, para cada equipe e cada fã que ama esse esporte tanto quanto nós. Vamos cobrar a FIA ao longo deste processo e, portanto, retiramos nosso recurso”, destaca uma parte do texto.
Russo lidera último dia de testes coletivos e encerra 2021 da F1
O russo Robert Shwartzman levou a Haas ao topo da tabela de tempos no segundo e último dia de testes coletivos de pós-temporada da Fórmula 1 em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos, na última vez que os carros foram à pista neste ano. O piloto júnior da Ferrari foi o único jovem a participar da sessão de quarta-feira no circuito de Yas Marina, com o restante do grid usando “carros-mula” modificados com os novos pneus de 18 polegadas da Pirelli para 2022.
O russo estabeleceu a volta mais rápida, de 1min25s348, com 40 minutos restantes, dando a ele o primeiro lugar quase meio segundo à frente do britânico Lando Norris, da McLaren, que com 1min25s809 terminou na vice-liderança em uma versão variadas do MCL35M, completando mais de 100 voltas com os compostos da Pirelli que foram disponibilizados. O tempo de Shwartzman foi concluído com os pneus de 13 polegadas usados neste ano.
O alemão Sebastian Vettel terminou em terceiro com a Aston Martin. Ele completou mais de duas distâncias de corrida para a equipe e estabeleceu sua volta mais rápida (1min26s379) nos últimos cinco minutos.
O britânico George Russell terminou em quarto pela Mercedes, a seis décimos do tempo de volta de Norris. O francês Pierre Gasly foi o quinto pela AlphaTauri à frente do espanhol Carlos Sainz Jr., melhor da sessão da manhã com a Ferrari, enquanto que o seu compatriota Fernando Alonso fez quase 150 voltas a caminho do sétimo lugar para a Alpine.
Estreante da Fórmula 1 em 2022, o chinês Guanyu Zhou completou voltas pela Alfa Romeo antes de sua estreia oficial no ano que vem, com a equipe colocando seu jovem piloto para correr na terça-feira. Ele também assumiu o lugar do finlandês Valtteri Bottas no “carro-mula” nesta quarta-feira e terminou em oitavo lugar geral, um décimo de segundo à frente do mexicano Sergio Perez, da Red Bull, com mais de 150 voltas.
O brasileiro Pietro Fittipaldi, com 1min28s622, fechou a ordem na 10ª colocação com a Haas, que colocou seu “carro-mula” para rodar na quarta-feira. A Williams não participou da sessão de testes deste último dia de atividades, pois não tem um veículo do tipo disponível.
O retorno da Fórmula 1, agora, será apenas no segundo mês de 2022. A pré-temporada da categoria começa em Barcelona, na Espanha, entre os dias 21 e 25 de fevereiro. Depois, entre 10 e 12 de março, no Bahrein, os pilotos terão os últimos dias de testes antes do início da temporada, marcado para acontecer entre 18 e 20 do mesmo mês, ainda em Sakhir.
Por E. Cortez / Foto: Fórmula 1/Divulgação