A última etapa da temporada de 2024 da F1 terá nesta sexta-feira sete novatos pilotando no primeiro treino livre da sessão do GP de Abu Dhabi, três deles em sua primeira participação na F1.
Entre os debutantes, teremos Arthur Leclerc, irmão de Charles Leclerc, na Ferrari, sendo a primeira vez na história da F1 que irmãos irão correr na mesma equipe durante a mesma sessão. A Williams também terá um piloto em sua primeira participação: Luke Browning, que está vindo da ART na Fórmula 2.
Outro estreante é o piloto japonês Ryo Hirakawa, que é bicampeão do WEC e vencedor das 24 Horas de Le Mans de 2022 e irá correr pela McLaren no TL1. Hirakawa também correrá com os carros da Haas nos testes de pós-temporada em Yas Marina.
Mas o grande destaque fica por conta da Aston Martin, com o brasileiro Felipe Drugovich em seu segundo TL1 do ano, desta vez com o carro de Lance Stroll.
A Red Bull terá Isack Hadjar, vice-líder da F2; a RB contará com Ayumu Iwasa, piloto da academia RBR que hoje está na Super Fórmula japonesa; e a Alpine terá Jack Doohan em seu teste como novato, neste mesmo final de semana em que estreia como piloto titular da equipe francesa, no lugar de Esteban Ocon.
Sauber, Haas e Mercedes já cumpriram suas cotas de testes obrigatórios, então estarão na pista com os pilotos titulares.
O TL1 começa às 6h30 desta sexta-feira.
Por E. Cortez / Foto: Divulgação