O ex-piloto da F1 e da Indy, Cristiano da Matta, vem sendo apontado para assumir o cargo de chefe de equipe na Audi, enquanto a fabricante alemã se prepara para sua entrada na Fórmula 1.
A chegada da Audi ao grid da F1 é aguardada desde maio deste ano, quando o então CEO da Volkswagen, Herbert Diess, anunciou que tanto a Audi quanto a Porsche entrariam na categoria em 2026.
Enquanto a entrada da Porsche parecer que vai demorar um pouco mais, após o fracasso de um acordo com a Red Bull, a chegada da Audi como fornecedora de motores já foi confirmada.
Os preparativos já estão em andamento, e teriam começado há seis meses, com o departamento de F1 em Neuburg já contando com 120 pessoas, liderado por Adam Baker, que é um ex-funcionário da Cosworth, BMW e da FIA.
Audi também está trabalhando na logística de sua futura operação, e diz já ter definido um nome para a função de chefe da equipe.
Segundo o site italiano, Gazzetta Motori, o ex-piloto da Toyota na F1, Cristiano Da Matta é quem vai assumir a função. O brasileiro tem ‘pedigree’ de corrida tendo pilotado pela equipe Toyota F1 nas temporadas de 2003 e 2004, antes de voltar para os Estados Unidos, onde já havia competido na IndyLights, para participar da Champ Car World Series, atual IndyCar.
Aos 48 anos, Da Matta se tornaria o segundo chefe de equipe mais jovem do grid, apenas 58 dias mais velho que Christian Horner, da Red Bull.
Por E. Cortez / Foto: Reprodução