Após uma semana de folga, a Fórmula 1 chega ao mítico circuito de Silverstone para mais um GP da Grã-Bretanha. E além da disputa entre Max Verstappen e Lewis Hamilton, é importante prestar atenção em duas novidades desta etapa: a estreia das corridas sprint e a chegada de novos pneus da Pirelli. O novo formato é um teste que a F1 fará em 2021 antes de discutir uma adoção definitiva em 2022.
Com quatro vitórias nas últimas cinco etapas, Verstappen abre impressionantes 32 pontos de vantagem para Hamilton. A Mercedes terá neste fim de semana a última atualização para o W12 no ano e espera que seja suficiente para reduzir a vantagem para a rival. Mas por Silverstone ser uma pista favorável à equipe alemã, a Red Bull trata o GP com cautela.
Com isso, a programação também muda: em vez de três treinos livres, serão apenas dois, um na sexta e outro no sábado, com a classificação passando para a sexta-feira, enquanto a sprint ocupa a vaga do sábado.
Os resultados da corrida classificatória, encurtada em um trajeto de 100 km com cerca de 30 minutos, vão definir as posições de largada para a prova principal, mantida no domingo. Não haverá cerimônia de pódio, mas o vencedor da prova do sábado receberá um troféu e três pontos extras; valendo dois para o segundo colocado e um para o terceiro.
Outra novidade do GP da Grã-Bretanha é a nova construção de pneus que a Pirelli apresentará. Os pilotos já testaram os novos modelos, mais robustos, no segundo final de semana no Red Bull Ring. A ideia é evitar problemas como os vistos com Verstappen e Lance Stroll em Baku.
O fim de semana em Silverstone também será da Fórmula 2 e W Series, que farão as preliminares da F1.
F1 acredita que pilotos “vão com tudo” nas corridas classificatórias
E a atenção recai sobre a estreia (e o teste) do novo formato de evento da F1, que usará neste fim de semana uma corrida curta para definir o grid da prova principal no domingo. E enquanto Lewis Hamilton crê que as corridas classificatórias serão entediantes, com os pilotos economizando equipamento, o diretor técnico da categoria, Ross Brawn, aposta em pilotos “indo com tudo” para a disputa.
“Temos encorajado uma corrida intensa o tempo todo. Fizemos tudo para que não segurem performance, sem escolhas de pneus que possam beneficiar um ou outro time. Eu estou otimista. Acho que será um grande evento, uma grande corrida. E acho que os pilotos vão com tudo”.
O objetivo da proposta é tornar todo o fim de semana atrativo para o público. O vencedor da prova classificatória será computado nas estatísticas das pole positions.
Por E. Cortez / Foto: Divulgação