Quem for ao Centro Cultural de Rio Claro nesta sexta-feira (2) e sábado poderá apreciar 60 fotografias de aves registradas no município de Rio Claro por Luiz Carlos Ramassotti. A exposição faz parte das atividades da 1ª Expo Ambiental Rio Claro – Soluções Sustentáveis, que será realizada pela prefeitura, com palestras e oficinas sobre soluções sustentáveis. Para participar da Expo basta fazer inscrição. Não há cobrança de ingresso.
Luiz Carlos Ramassotti nasceu em Rio Claro. Sempre fez fotos de natureza, mas a descoberta das aves através das lentes se transformou numa paixão que se renova a cada dia. “Essa atividade exige paciência, técnica e muita dedicação. O resultado é gratificante, mas também importante, na medida em que esses registros são compartilhados em sites especializados em observação de aves, Wikiaves e eBird”, afirma Ramassotti.
De acordo com levantamento realizado por Carlos Otávio Gussoni, o município de Rio Claro apresenta uma rica diversidade de aves. Dentre as 1971 espécies de aves brasileiras, 404 ocorrem no município, representando cerca de 20% desse total. Um dos destaques do município é a grande diversidade de corujas. Aqui são encontradas 12 das 26 espécies brasileiras, incluindo a maior delas, a jacurutu. Além das espécies residentes, o município recebe anualmente inúmeras espécies visitantes de várias partes das Américas, como os maçaricos provenientes do Hemisfério Norte. Dentre as principais áreas para observação de aves no município, destacam-se a Floresta Estadual Edmundo Navarro de Andrade, com 340 espécies; a Unesp, com 240 espécies; e o Parque Municipal do Lago Azul, com 129 espécies. Nesta última área há uma ilha onde se reproduzem oito espécies de aves aquáticas e que serve de dormitório para quase 5.000 indivíduos.
Foto: Divulgação