Nessa quarta-feira (23), uma exposição de Ikebanas no hall de entrada do Paço Municipal marcou o Dia Municipal do Ikebana, instituído a partir de projeto de lei aprovado pela Câmara Municipal, bem como, chama atenção para a Semana da Primavera em Rio Claro.
A iniciativa é uma ação conjunta da prefeitura, Câmara Municipal e Fundação Mokiti Okada, cujo patrono foi um dos principais difusores dessa modalidade artística. A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo já acolheu iniciativa semelhante, instituindo o “Dia do Ikebana” no Estado a partir de propositura do então deputado Aldo Demarchi, autor do projeto que resultou em lei em 1997.
Monica Ap. Oliveira Dematte, professora de Ikebana, explica que a modalidade é uma técnica milenar japonesa. “É a arte de arranjar flores, galhos e ramos naturais numa composição evidenciando sua beleza. Ikebana não é um simples arranjo de flores e sim um caminho de autoconhecimento e elevação da espiritualidade. Ensina que a missão da flor é alegrar a vida, elevar o nível do sentimento humano e harmonizar o ambiente. A flor possui a força de transformar. O mais importante é o sentimento, o amor é o desejo de proporcionar o bem para as pessoas, que o nosso lar seja alegre, emita luz, conforte e encante o coração das pessoas que apreciam, gerando felicidade e purificando o espírito”, esclarece.
Segundo Monica, há várias academias de Ikebana, e a que proporciona todos esses benefícios destacados é a Academia de Ikebana Sanguetsu. “Meishu Sama, fundador da Igreja Messiânica, foi o preconizador deste estilo e quem fundou a escola foi sua filha”, destaca.
Quem quiser aprender essa técnica deve entrar em contato com Monica pelo telefone 99767-4463; as aulas são ministradas na Igreja Messiânica.
Fotos: Divulgação