A 21º edição da Expo Revestir foi marcada pela antecipação de tendências em design e inovação. Em novo local neste ano, a feira aconteceu no pavilhão de exposições São Paulo Expo em uma área com 70 mil metros quadrados, o dobro do tamanho registrado anteriormente. O evento é promovido pela Associação Nacional dos Fabricantes de Cerâmica para Revestimentos, Louças Sanitárias e Congêneres (Anfacer) e ocorreu entre os dias 14 a 17 de março.
Na exposição, as principais características dos produtos apresentados, ficaram por conta de um conjunto de predicados marcados pela sustentabilidade, cores e tamanhos, o que dentro desta combinação resultaram em uma infinita possibilidade de aplicações.
Em boa parte dos estandes pode ser conferido a tendência dos grandes formatos. A maioria deles inspirados em pedras nacionais e também em madeiras. Nos estandes, os ambientes montados com esses produtos traziam muitas possibilidades de paginação e sofisticação.
Os pequenos formatos, isolados ou em composições maiores que arremetiam a pequenos formatos, tiveram também destaque carregando junto com eles um ar retrô, que traziam ambientes aconchegantes. Outro detalhe evidente neste ano foram as texturas. Haviam, por exemplo, peças que foram construídas a partir do uso de granilhas e verniz junto aos materiais tradicionais do porcelanato, que permitiam um toque diferenciado e efeito tridimensional.
Já as tradicionais peças acetinadas e polidas também tiveram seu lugar de destaque nos estandes, principalmente aquelas que reproduziam pedras e mármores através da tecnologia da impressão digital.
De modo geral, os expositores traziam dentro do contexto de suas apresentações, peças que buscavam nas suas particularidades de design e conceito, atender as demandas de mercado, permitindo mais versatilidade na integração entre superfícies, podendo compor balcões, pisos, paredes e ilhas, com foco em projetos plurais com possibilidade de atender todas as classes sociais em obras de pequena a grande escala.
“A Expo Revestir é uma das principais feiras de negócios com soluções em acabamentos e revestimentos para a construção civil, a maior do gênero na América Latina e neste ano certamente se consolidou com uma das mais importantes no cenário mundial”, disse Quilici.
Foto: Eduardo A. Vianna