O vice-governador Rodrigo Garcia (Democratas) afirmou nessa quarta-feira (31) que os estudos técnicos e levantamento de viabilidade para a implantação do Trem Intercidades (TIC) estão concluídos. A informação foi repassada pela assessoria do vereador Julinho Lopes (Progressistas)
O Centenário já havia adiantado na edição do dia 27 de junho deste ano que a implantação de uma rede de trens de passageitos entre São Paulo-Sorocaba, São Paulo-Vale do Paraíba, São Paulo-Santos e São Paulo-Americana é uma das prioridades do governo João Doria (PSDB).
TRABALHO
O vice-governador deu a declaração em evento nessa quarta-feira, que aconteceu em Campinas. O prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria (Democratas), e o vereador Julinho Lopes (Progressistas) estiveram presentes. Ambos trabalham politicamente para que Rio Claro seja incluída no projeto. “Nós vamos continuar trabalhando politicamente para que Rio Claro seja incluída. O município não pode ficar de fora e vamos precisar de toda ajuda possível para conseguir. De vereadores a entidades ligadas à ferrovia”, diz o prefeito.
APOIO
Já Julinho Lopes busca apoio da Comissão de Assuntos Metropolitanos da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp), e da STM para que Rio Claro tenha o seu espaço no projeto. “Com o aval técnico anunciado pelo vice-governador Rodrigo Garcia, o Trem Intercidades está a um passo de se tornar realidade”, enfatizou o parlamentar.
LOCAL
Questionado onde poderia ser instalada a estação ferroviária na hipótese do projeto chegar a Rio Claro, Juninho da Padaria frisou: “Na região sul, onde estamos trabalhando para levar as oficinas. Mas quero deixar claro que se trata de uma informação lógica, não técnica”.
O democrata reforçou que a antiga Estação ferroviária será um espaço histórico, mas não terá mais a finalidade que um dia teve no deslocamento de trens. Ele disse ainda que pretende retomar o projeto feito no governo anterior de construir uma grande avenida que cruza o município onde passa a linha férrea. “A ideia é fazer uma grande avenida, que já foi sonhada por vários prefeitos”, enfatiza.
COMO ESTÁ
De acordo com a última informação da assessoria de imprensa do governo estadual ao Diário do Rio Claro, a etapa mais avançada é a linha que liga São Paulo e Americana. A Secretaria de Transportes Metropolitanos (STM) estaria em tratativas com o governo federal para estabeceler a cessão da ferrovia entre Jundiaí e Americana, já que o trecho pertence à União e está cedido à empresa Rumo Logística.
A ideia do governo estadual é lançar o edital para a Parceria Público-Privada (PPP) até o fim do ano.
CONDIÇÃO
Devido ao prazo da atual concessão estar chegando ao fim (acaba em 2020), em abril deste ano o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes, afirmou que o governo federal pretende atrelar a implantação do trem Intercidades à renovação da concessão das linhas férreas, que atualmente são de responsabilidade das empresas de trens de cargas.
De acordo com a fala do ministro na ocasião, o projeto entraria como uma condição para que as companhias pudessem renovar a autorização para que operem o trecho