À exemplo de vários municípios do País que adotaram a redução de salários de cargos eletivos e comissionados, Rio Claro também vem debatendo o assunto. Ao Diário do Rio Claro, o Prefeito Juninho da Padaria disse que a redução está sendo discutida internamente entre secretários e com a Câmara para avaliar a viabilidade do processo, já que, pode incluir questões jurídicas além de financeiras.
“Estamos avaliando as possibilidades e vendo o que é possível fazer”, destacou o prefeito, que lembrou que a pandemia tem afetado não somente a economia dos empresários e comerciantes, como também da administração pública, já que, com a queda na arrecadação o município já trabalha com a economia no amarelo.
“Como eu já disse em outra oportunidade, estou disposto a trocar a minha reeleição pela vida do povo, pois sei que as decisões que estou sendo obrigado a tomar são impopulares, mas é preciso entender que a vida vem em primeiro lugar”, disse Juninho, que ressaltou as medidas que vem sendo tomadas para atender a todos nesse momento de pandemia.
Entretanto, o prefeito lembrou que há muito a ser feito e informou, ainda, que Rio Claro está com baixa adesão ao isolamento social proposto pelo Governo do Estado. “Participamos nessa terça-feira (28), de uma teleconferência com o governador João Dória e isso foi falado, sobre o isolamento na cidade, que não está dos melhores”, apontou.
REUNIÃO COM O GOVERNADOR
Nessa terça-feira (28), o Governador João Doria apresentou para prefeitos de 31 cidades os principais aspectos da flexibilização gradual e heterogênea da quarentena no Estado. A reunião virtual teve como objetivo ampliar o diálogo com os municípios e dar mais transparência aos parâmetros do Plano São Paulo, que prevê a possibilidade de reabertura de comércios e serviços não essenciais a partir do dia 11 de maio.
Ao longo da reunião, prefeitos de cidades com mais de 200 mil habitantes, incluindo as sedes das regiões administrativas do Estado, receberam informações sobre a situação geral de infecções e óbitos pelo coronavírus. Em seguida, Doria e a equipe técnica apresentaram um detalhamento dos regramentos que vão nortear a flexibilização da quarentena em São Paulo.
“Realizamos uma reunião de pactuação entre Estado e municípios. Pedimos empenho a todos os prefeitos para que possamos seguir melhorando as taxas de isolamento social até o dia 10. Na sequência, haverá um tratamento heterogêneo, deixando muito claro para os prefeitos que é a ciência que vai definir de que forma vai se dar esse retorno gradual”, destacou o secretário Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi.
Foto: Divulgação