Organizações que desejam crescer necessitam estabelecer uma gestão com base em critérios muito bem definidos, olhar com atenção para o mercado e possuir agilidade para acompanhar as mudanças que ocorrem no ambiente.
Não foram poucas as vezes que debati o tema crescimento com executivos de várias empresas já que esta é uma decisão que exige mais de uma ação.
Comprometer-se com os fundamentos da qualidade e “carregar a bandeira da melhoria continua” é o papel primordial da Direção, mas, infelizmente na maioria das empresas não é o que acontece.
Por outro lado a gerência deve ser o elo que liga as diretrizes e a consecução dos objetivos e metas para a excelência operacional. Metas não são atingidas por acaso e para que elas aconteçam é necessário, sobretudo, constância de propósitos, comprometimento e trabalho em equipe.
Quando tratamos de gestão para a excelência operacional me refiro a um conjunto de ações que estão interligadas e alinhadas às diretrizes estratégicas para que a organização alcance um novo patamar, uma diferenciação que a torne melhor na opinião dos clientes.
Para que uma organização alcance seu nível de excelência operacional, é preciso que pelo menos três pressupostos sejam realidade no dia a dia da empresa:
i. O exemplo deve partir da Liderança.
Em organizações onde a Liderança não está comprometida com o resultado, raramente ele é atingido.
ii. Custos desnecessários devem ser eliminados.
Em organizações onde há condescendência com o erro, com a indisciplina e com o desperdício, com toda a certeza as dificuldades serão cada vez maiores; é só uma questão de tempo.
iii. As gerencias devem entender a operação.
Os gerentes necessariamente não precisam saber fazer, mas é imperioso que saibam o que fazer e porque fazer.
Sejam empresas industriais, prestadoras de serviço, do setor privado ou da administração pública, grandes ou pequenas, todas elas devem orientar sua gestão para a excelência operacional – um fator decisivo para a sobrevivência no mercado.
Até…
Moacir Martins Junior Professor, Conferencista e Consultor empresarial. Autor do livro Labor e Divagações.
moa@prof-moacir.com.br
Por Moacir Martins Junior