A Câmara Municipal de Rio Claro outorgou o título de Cidadão Emérito ao radialista e ex-vereador Sérgio Carnevale pelos relevantes serviços prestados à comunidade. A honraria foi entregue em sessão solene realizada no plenário do Legislativo na noite da última terça-feira (19).
A homenagem é oriunda de projeto de decreto legislativo de autoria dos vereadores Val Demarchi, Adriano La Torre e José Pereira dos Santos, presidente da Casa de Leis. A mesa diretiva da sessão solene foi formada pelo prefeito Gustavo Perissinotto; os vereadores Adriano La Torre, Serginho Carnevale e Val Demarchi; e o ex-deputado estadual Aldo Demarchi. A sessão foi conduzida pelo presidente José Pereira.

O ex-deputado Aldo Demarchi declarou ser uma honra falar sobre seu amigo de longa data. “Tenho orgulho de ser seu amigo, orgulho de você como cidadão, comunicador e, principalmente, como homem público. Eu, que passei por essa Casa, sei o valor merecido do reconhecimento desse título. Por isso, quero cumprimentar os vereadores pela iniciativa que representa não apenas seus sentimentos, mas de uma grande parcela da população”, comentou.
“Estar presente como vereador nessa sessão é estabelecer Justiça a um dos maiores nomes que essa cidade já conheceu: Sérgio Carnevale, a grande voz de Rio Claro. Diante de tudo, vê-lo aqui recebendo em título em vida é algo profundamente especial”, disse o vereador Serginho Carnevale, filho do homenageado.

“Estar aqui nesse dia podendo testemunhar sua homenagem e ocupar uma cadeira na Câmara Municipal tal qual você fez em quatro mandatos fez valer a pena todo o esforço. Meus parabéns por ser um pai presente, uma radialista fantástico, um vereador lutador e sério, e um ser humano dos mais brilhantes que já conheci. Eu amo você”, acrescentou.
O prefeito Gustavo ressaltou a importância de fazer homenagens em vida. “É muito importante a gente poder homenagear pessoas que significam algo pra gente em vida. A homenagem significa muito mais porque toca o coração do homenageado”, observou Gustavo que terminou sua fala dizendo: “Nós, rio-clarenses, amamos você. Muito obrigado por tudo e parabéns”.

Ao ocupar a tribuna livre, Sérgio Carnevale agradeceu os proponentes da homenagem, amigos e familiares, e também ao Diário do Rio Claro pela “brilhante reportagem” publicada na edição de terça-feira (19).
Carnevale disse que aprendeu desde cedo a ter foco, compromisso e lutar pelo que acredita, e que ter sido engraxate, entregador de ternos, pajem e vendedor de doces transformou sua vida, da qual tem muito orgulho. Ele lembrou seu início no rádio em 1964 e sua dedicação ao ofício.

“O que me solicitavam eu fazia, e realizei de tudo e mais um pouco. Na vida pública, lá estava para ser a voz daqueles que nunca tiveram vez. Perdi amigos, perdi batalhas, e quase perdi minha vida, mas jamais deixei de lutar, de ter coragem, de ser uma pessoa justa e correta. Jamais deixei de ter vontade de viver e recomeçar. Certamente escreveria essa história novamente”, pontuou.
Carnevale declarou ainda ter levado uma vida simples e procurou ajudar as pessoas sem pedir nada em troca. “Sempre fiz o que acreditava, e receber essa homenagem em vida faz tudo valer ainda mais a pena. Com 84 anos quero continuar na luta porque essa vida é uma luta extraordinária e nós devemos agradecer a Deus. Muito obrigado”, concluiu o homenageado.

O presidente da Câmara, José Pereira dos Santos, companheiro de legislatura de Carnevale, lembrou de um episódio quando, na votação de um projeto polêmico, o então vereador Sérgio Carnevale manteve sua postura firme e votou favorável sozinho, além de defender a proposta. “Sérgio Carnevale tem linha, tem palavra e é fiel. Você é um exemplo de lealdade e fico honrado de assinar esse título muito merecido. Parabéns”.
Durante a sessão foi exibido um vídeo com mensagens de congratulações a Sérgio Carnevale. Também participaram da solenidade o vereador Alessandro de Almeida; os secretários municipais Paulo Paulon (Mobilidade Urbana), Ronald Penteado (Serviços Públicos) e Agnelo Matos (Habitação); familiares do homenageado e convidados.
Por Ednéia Silva / Fotos: Júnior Souza/Divulgação