O Diário do Rio Claro já havia mostrado desde 2019 a preocupação de pais, alunos e profissionais quanto à situação da Escola Agrícola “Engº. Rubens Foot Guimarães”. Naquele ano já existiam questionamentos e reivindicações sobre os rumos do local, desde manutenção do prédio aos cuidados com os animais.
Recentemente a questão veio à tona por ex-alunos que ficaram sabendo dos problemas na unidade. Preocupados, iniciaram uma mobilização para amenizar os prejuízos. “Precisamos ajudar a nossa Escola Agrícola que já fez muitas coisas boas pra nós rio-clarenses e hoje se encontra assim. Sou ex-aluno e ficamos sabendo através de pais de alunos. As necessidades são desde a limpeza da escola, ração dos animais até mesmo a infraestrutura que está precária”, salientou o ex-aluno Gilberto José dos Santos que se formou na unidade em 2009.
Como destaca, a escola conta com dois porcos adultos e três filhotes, um cavalo, duas vacas, três bezerras e um boi, além de 23 galinhas que só estão sendo alimentados devido à uma arrecadação que é realizada. “São estes animais que estamos tratando. É necessário cerca de mil reais por mês com ração. Estamos fazendo vaquinha e recolhendo doação de ração para levar até os animais”, observa o ex-aluno. A vakinha é feita online pelo link https://vaka.me/2224940. “Qualquer um pode colaborar. Esperamos fazer apenas este mês, porque viemos desde 2019, mas acredito que a prefeitura terá que fazer seu papel o mês que vem. Senão vamos ter que dar continuidade na vaquinha”.
Gilberto destaca que a precariedade se arrasta há muito tempo, porém com a pandemia piorou. “A gente conseguia vender cesta verde, os recursos da APM, a festa da Escola Agrícola também ajudava, hoje por conta da pandemia não tem, por isso este aperto. Ainda não tivemos resposta, além de promessa. A prefeitura diz que está fazendo, que está correndo”, comentou.
Prefeitura afirma que deve normalizar situação referente aos animais da Escola Agrícola
Questionada pelo Diário do Rio Claro, a administração esclareceu em nota. “A situação relativa aos animais da Escola Agrícola está prestes a ser normalizada, após ter sido interrompida na administração anterior. A prefeitura fez levantamento do custo mensal necessário e está fazendo a aquisição de alimentos e outros itens necessários aos cuidados dos animais. Em outra frente de ação, a Secretaria Municipal da Educação está realizando os trâmites para obras de reforma da unidade de ensino.”
Janaina Moro / Foto: Divulgação