Imagine quantas coisas você faz sem pensar muito, acordar sempre do mesmo lado da cama, vestir uma calça sempre do lado direito primeiro, seguir para o trabalho sempre pela mesma rua, ler sempre o mesmo jornal (o Diário do Rio Claro, claro), assistir sempre a mesma novela (até acabar, óbvio), sentar sempre ao mesmo lado da mesa e assim vai.
Nós, seres humanos somos, somos feitos de hábitos, padrões que facilitam e muito a nossa vida. Já pensou se todas as vezes em que fosse abrir a porta de sua casa você tivesse que pensar para que lado a fechadura tem que girar? Isso tomaria muito tempo de sua vida, não é?
Curiosamente o nosso cérebro quer se acomodar, são muitas informações para serem arquivadas que chega um determinado tempo em que tudo parece estar bem localizado na região cerebral e que a um simples comando executa as tarefas desejadas.
Você pode me dizer: Então, qual é o problema? O problema é a solução para quase tudo o que deseja em sua vida, isto é, sair da acomodação, que a PNL chama de zona de conforto, está tudo arrumadinho, para que mexer?
Tem um ditado que diz que em time que está ganhando não se deve mexer. Pura tolice, é neste momento em que o time está ganhando que é a hora de mexer, testar novos jogadores, criar novas jogadas e expandir o entusiasmo de todo elenco.
Certa vez, perguntaram a Michael Jordan por que ele treinava tanto ainda, simplesmente ele era o “best” da liga de basquetebol por um bom tempo. Ele virou para o repórter e afirmou: “Eu estou treinando cada dia mais, porque eu estou melhorando a cada treino e os adversários também!” Por certo, ele poderia treinar menos, não acha, mas o mundo gira e tudo muda, não é mesmo?
Se você quer pensar em mudar algo em sua vida necessita sair da zona de conforto, tem que desejar mais e eliminar seus hábitos, seus padrões e sua linguagem, tem que voar alto. O avião quando sai da pista de aterrizagem ele já sabe o seu destino e a todo momento vai corrigindo a sua rota. Faça o mesmo.
Indicada ao troféu de Melhores do Ano em 2011, no programa Domingão do Faustão, o apresentador questiona FátimaBernardes, indignado porque ela estava deixando de apresentar o Jornal Nacional, líder de audiência para começar um novo programa no horário da manhã, o Encontro com Fátima Bernardes, ao completar: “porque as pessoas só mudam quando estão dando errado”. Com uma lição inspiradora para o público ela responde: “Para evitar a acomodação!”
Mais cedo ou mais tarde, essas lições inspiradoras de pessoas que estão fazendo diferente para alcançar algo melhor em suas vidas podem nos inspirar a tomar decisões em algum momento de nossa trajetória; mostrando que vale a pena sair da acomodação e brilhar no palco da vida. Pense nisso!