O município vem realizando desde o início de março uma ampla programação de eventos para homenagear as mulheres, promover reflexões sobre seus direitos e estimular novas políticas públicas que atendam suas demandas.
No final de semana foram realizadas a Feira de Microempreendedoras e a Feira das Pretas, show com Mulheres que Cantam e Encantam. Durante a semana também foram realizadas atividades de arteterapia para mulheres vítimas de traumas, no Cras Panorama e no Cras Independencia; oficina de arte e reciclagem na USF Benjamin de Castro no Jardim Centenário; e reflexões sobre o feminismo negro nas artes; encontro no Creas para discutir o papel da mulher na sociedade; e workshop de fotografia para mulheres.
A Semana da Mulher foi aberta no dia 8, Dia Internacional da Mulher, com o tema Mulher Independente e Empregabilidade, e vai continuar prestando homenagens às mulheres até o começo de abril. São dezenas de eventos. “Devemos lembrarmo-nos de nossa ancestralidade, a força das mulheres das nossas famílias que nos trouxeram até aqui. A mulher tem papel imprescindível na sociedade. E, profissionalmente, só não é de maior destaque porque a mulher na maioria das vezes é sobrecarregada com multitarefa, o que ofusca sua performance profissional”, destaca Bruna Perissinotto, presidente do Fundo Social de Solidariedade, que participou da abertura na qual também esteve presente o prefeito Gustavo.
A Semana da Mulher é uma realização da Prefeitura, por intermédio da Assessoria dos Direitos da Mulher, e da Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos da Mulher, da Câmara Municipal, presidida pela vereadora Carol Gomes. “Diversos setores da sociedade estão colaborando na programação, que certamente traz a oportunidade de refletirmos sobre os problemas e soluções para que as mulheres sejam tratadas com mais respeito e igualdade”, afirma a vereadora Carol.
Programação
Terça-feira (14) – às 10h, atividade de arteterapia para mulheres vítimas de traumas, com Anitha Lucchi e Rosângela Vicentina, no Cras Panorama; 14h30 atividade de arteterapia para mulheres vítimas de traumas, com Anitha Lucchi e Rosângela Vicentina, no Cras Independência.
Quarta-feira (15) – às 8h, café da manhã com as mulheres da Cooperviva, na Avenida 44 com Rua 3-A; 9h, oficina de sabonetes e atendimento em saúde, no Cras Independência; às 19h30, mulheres que trabalham e suas histórias na escola, na escola Caic.
Quinta-feira (16) – às 18h, Empreendedorismo da mulher, com Gabrieli Filip, no Creas.
Sexta-feira (17) – Festival Taurus – carnes e música no Espaço Livre; às 9h, saúde mental feminina e autocuidado, com participação da Economia Solidária, no NAM; às 19h, Especial Elis, no Centro Cultural; 19h30 lançamento do livro “Transformada”, de Sra. Magalhães, no Casarão da Cultura.
Foto: Divulgação