No último sábado (21), Rio Claro foi palco de um evento inédito na cidade, que uniu duas causas importantes: esporte e inclusão. A III Caminhada e Corrida Inclusiva, promovida pela Blue Angels em parceria com o Insanos MC – Divisão Rio Claro e Regional Pirassununga, reuniu centenas de pessoas e destacou a importância da acessibilidade e da integração de pessoas com deficiência (PCD) no universo esportivo e no motociclismo.
Com um clima de muita confraternização e solidariedade, o encontro aconteceu na área central da cidade, em um espaço adaptado para receber o PCD público com segurança e conforto. O evento conta com diversas atividades inclusivas, além de uma exposição de motos customizadas. Uma das atrações mais emocionantes foi a corrida e caminhada inclusiva, entre integrantes do moto clube e crianças e atletas do Blue Angels.
O Blue Angels, uma associação desportiva adaptada, tem como foco a promoção de modalidades como Power Soccer (futebol de cadeira de rodas), atletismo e natação paralímpica. Este evento reforçou a missão do grupo de promoção de inclusão através do esporte e quebrar barreiras que limitam a participação de pessoas com deficiência em atividades físicas e sociais.
A parceria com o Insanos MC ocorreu porque os Insanos é o primeiro motoclube do mundo que faz a inclusão dos PCD no motociclismo. O grupo é conhecido por seu forte envolvimento em ações sociais em todo o mundo e foi fundamental para o sucesso da iniciativa. Desse modo, podemos afirmar, que esse foi o primeiro evento PCD do motociclismo em toda a história do motociclismo.
O grupo colaborou na organização e na mobilização dos participantes, trazendo uma mensagem de união e respeito à diversidade dentro do mundo do motociclismo.
Para muitos dos presentes, o evento foi um marco na promoção da inclusão e acessibilidade em atividades de lazer e esporte, algo que ainda é pouco explorado na maioria dos eventos apresentados ao público PCD. Além disso, o encontro serviu como um convite para que mais pessoas com deficiência se envolvessem e conhecessem tanto o esporte adequado quanto o motociclismo de perto.
O sucesso da III Caminhada e Corrida Inclusiva promete abrir portas para novas edições e para que a inclusão continue sendo um elemento essencial nos eventos da região.
Foto: Divulgação