Na manhã de ontem (23), equipe da Polícia Federal cumpriu mandado de busca e apreensão contra o acusado de compartilhar arquivos com cenas de abuso sexual de crianças e de adolescentes em rede internacional. O crime era cometido há cerca de um ano. Ele foi preso em sua casa no bairro Freguesia de Jacarepaguá, zona oeste do Rio.
O acusado trabalhava como técnico de som em uma boate e vivia com mulher e filha. Um notebook contendo inúmeros arquivos com cenas de violência sexual contra crianças, o que configura crime, com base no artigo 241-B, do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), foi apreendido com o suspeito, razão pela qual foi preso em flagrante. Os equipamentos foram encaminhados para a perícia técnica para aprofundamento das investigações.
Operação
Recentemente, a Operação Basta de Pedofilia II, por meio da Polícia Civil, deteve cinco homens acusados de armazenarem materiais pornográficos. A ação cumpriu mandados de busca e apreensão, que resultaram em flagrantes e apreensão de dispositivos eletrônicos. O trabalho foi deflagrado para combater e reprimir a exploração sexual de crianças e adolescentes na internet. As prisões foram realizadas em diferentes endereços das zonas norte, leste, oeste e centro da capital paulista.
Os conteúdos foram recolhidos graças ao conhecimento tecnológico dos policiais civis envolvidos na ação, já que os autores utilizam softwares que permitem o compartilhamento e armazenamento desses arquivos com outros usuários da rede de internet.
As atividades de campo são resultados do trabalho de polícia judiciária da Delegacia de Repressão à Pedofilia, que realiza “rondas virtuais” com o objetivo de coletar e analisar endereços de internet potencialmente utilizados para a prática do crime de pedofilia.
Evento busca combater violência sexual contra crianças
O evento “Quebrando o Silêncio”, organizado pela Igreja Adventista do Sétimo Dia, acontece neste sábado (24), no Jardim Público, das 9 às 12 horas, e a população está convidada a participar do ato que vai realizar atividades visando estimular a sociedade a combater a violência sexual contra crianças. “A campanha Quebrando o Silêncio busca evitar que mais crianças e adolescentes integrem estatísticas mundiais de violência sexual”, explica o pastor André Ferreira.