Em reconhecimento a um violonista por suas infinitas contribuições à música popular brasileira e erudita, o público rio-clarense recebe um evento que visa promover e democratizar o acesso à arte e cultura. No dia 10 de agosto, em parceria com o quarteto de Cordas da Orquestra Sinfônica de Rio Claro, as cortinas se abrem para Lucas Penteado & Convidados.
Penteado começou aos nove anos no teclado e piano com a professora Silvia Gramasco. Logo depois, apaixonou-se pelo cavaquinho e, aos 13, iniciou os estudos com o professor e amigo Tuquinha. Mas, foi por meio do violão que se aprofundou no universo da música, pois teve o privilégio de conviver e receber orientações do compositor e maestro Pedro Cameron, que o conduziu, com a sabedoria de um mestre, às mais belas e profundas paisagens musicais. Esse foi o ponto de virada na sua carreira musical.
Desde a época do teclado e cavaquinho, já se apresentava e essas experiências contribuíram para a sua formação musical, mas foi junto ao violão quando recebeu o convite para se apresentar no prestigiado seminário de violão do conservatório Souza Lima e na série ‘Violão no MASP’, ao lado de grandes violonistas da atualidade.
Como a música leva naturalmente à busca do conhecimento, participou de festivais de violão no Brasil, Panamá e Alemanha, onde teve orientações com os mais renomados e requisitados violonistas da atualidade. Há 15 anos, dedica-se, exclusivamente, ao violão. “A música é um alimento para a minha alma e eu necessito deste ‘pão’ todos os dias para sobreviver. Quero me superar a cada dia e poder levar a nossa riquíssima música brasileira para vários países do mundo”, destaca Penteado.
O projeto é parceria entre a empresa Rioclarense e Libertan, com apoio do Ministério da Cultura e Governo Federal, aprovado na Lei de Incentivo à Cultura – Lei Rouanet.
O evento acontece nesta sexta-feira (10), a partir das 18 horas, na sede da empresa Rioclarense, para 150 convidados em comemoração ao Dia dos Pais. Já no sábado (11), às 20h30, o encontro, aberto ao público, acontece na Câmara Municipal de Ipeúna, na Rua 3, 326, Centro.
Lucas Penteado apresentou-se hoje no Theatro Municipal de São João da Boa Vista, magnífico repertório. Lucas não é promessa, ele acontece, arte como essa o Theatro merece.