A paixão pelo artesanato não foi o que uniu Márcio Orestes Bissoli, de 60 anos, e Claudia Aparecida Carneiro Bissoli, de 59. Mas é o que fazem juntos agora, unindo amor e talento. Ambos tiveram experiências longas no mercado corporativo e comercial, até que se aposentaram e decidiram organizar um ateliê em Rio Claro.
É nesse lugar em que eles, juntos há 36 anos, dão vida às mais variadas peças, como mostraram ao Diário. Fontes de água, comedouro para pássaros, vasos cerâmicos com decoupage, pingentes com bolas de cristais e até hotel de abelhas solitárias estão entre os artesanatos criados pela dupla.
Em um outro espaço, o casal artesão expõe as peças e recebe os clientes. Mas engana-se quem pensa que se limitam às barreiras físicas. Hoje, eles mantêm uma loja virtual que permite levar a arte para cidades do norte ao sul do país, com clientes na Bahia, no Rio de Janeiro e no Rio Grande do Sul, entre outros estados.
Resgate com a natureza
As fontes artesanais feitas de bambu são os itens mais procurados no ateliê do casal. Segundo Bissoli, a primeira peça foi produzida especialmente para a esposa. Mas a arte, de tão boa, foi vendida e logo descobriram que tinham ali um nicho exclusivo, já que as fontes possuem, cada uma, sua peculiaridade.
O casal afirmou ao Diário que a fonte e os demais artesanatos são voltados para decoração harmônica, pois a intenção das peças produzidas é resgatar o contato com a natureza e o equilíbrio emocional. “Manter a água em movimento é uma das técnicas mais usadas pelo Feng Shui para ativar e fortalecer as energias de um espaço. As fontes mudam imediatamente a energia dos ambientes”, explicou.
O amor pela arte é uma herança genética para os dois – ela, por parte da avó materna, e ele, pelo pai. E eles garantem que fazem o que fazem não apenas pelo retorno financeiro. “Nossa intenção é espalhar coisas boas por aí, resgatar a sensibilidade, a amorosidade e memórias afetivas. Se quando você olha uma peça produzida por nós e sente um calorzinho no coração, já atingimos nosso objetivo”, comentou Bissoli.
Para o casal, o artesanato é muito mais leve do que administrar uma empresa ou o trabalho em uma instituição bancária, seus antigos ofícios. “A preocupação é diferente”, definiram Márcio e Claudia. O ateliê do casal pode ser encontrado online, no Instagram (@espacolevezadeviver).
Fotos: Divulgação