As chuvas de terça-feira (12) para quarta-feira (13) colocaram a Defesa Civil de Rio Claro em alerta. Alagamentos nas estradas do Sobrado e da Jacutinga, que dão acesso à SP-191, foram registrados pelo órgão.
Outro ponto que foi interditado devido ao volume de água foi o acesso para o bairro Nova Rio Claro, que também fica próximo a um trecho do rio Corumbataí.
De acordo com o diretor da Defesa Civil, capitão Wagner Martins Araújo, choveu 100 milímetros, suficiente para encher o rio Corumbataí. “É uma quantidade bem grande. No mês de janeiro inteiro, por exemplo, choveu cerca de 290 milímetros”, esclarece.
MÉDIA
De acordo com o profissional da Defesa Civil, a média mensal de chuvas é de 300 milímetros. “Isso seria o ideal”, disse ao reiterar que em apenas um dia choveu um terço da previsão ideal para o mês.
NÍVEL ACEITÁVEL
Já de quarta-feira (13) para quinta-feira (15) foi registrado apenas 11 milímetros de chuva, situação que o diretor considera aceitável. “Já está retornando para um nível de chuvas aceitável e as estradas já estão transitáveis”, diz.
PREVISÃO
Araújo destacou que a previsão é de chuvas até o final de semana, mas argumentou que o fato de não ter chovido durante a tarde dessa quinta-feira (14) é um bom sinal. “Existe a previsão de chuvas, mas previsão é previsão. Estamos monitorando”, finaliza.