A captação e tratamento de água já foram normalizados em Rio Claro, após troca de equipamentos na casa de bombas da Estação de Tratamento de Água (ETA) 2. A distribuição de água já foi retomada e como o processo é gradativo, a expectativa é de que a pressão da água nos bairros abastecidos pela ETA 2 tenha sido normalizada até a noite de ontem (10). A ETA 2 abastece 60% da cidade. As chuvas fortes dessa madrugada encheram muito rapidamente o rio Corumbataí que inundou as casas de bombas da ETA 2, no distrito de Ajapi.
De acordo com o Departamento Autônomo de Água e Esgoto (Daae), a retomada do bombeamento de água para os bairros atendidos pela ETA 2 é realizada de forma gradativa. Essa etapa dos serviços inclui a abertura de alguns hidrantes para equalizar a pressão e evitar problemas nas redes de água. O Daae pede a compreensão da comunidade e informa que, em caso de dúvidas a comunidade pode ligar para a central de atendimento do Daae, 0800-505-5200.
As chuvas fortes encheram muito rapidamente o rio Corumbataí que inundou as casas de bombas da captação na Estação de Tratamento de Água (ETA 2) no distrito de Ajapi.
Em razão disto, a ETA 2 e a Central de Distribuição de Água no Distrito Industrial tiveram de ser paralisadas, comprometendo a distribuição de água para grande parte da cidade.
A ETA 2 capta água no rio Corumbataí e é responsável pelo abastecimento de 60 %. Os outros 40 % são feitos pela ETA 1, localizada no bairro Cidade Nova e que retira água do Ribeirão Claro.
ÁREAS ALAGADAS
A Defesa Civil de Rio Claro informou que devido às chuvas, a Estrada Velha de Brotas e a Estrada do Sobrado, que dão acesso à Rodovia Wilson Finardi (SP-191) estão com trânsito interrompido. “Tivemos uma chuva de longa duração em nossa região que fez com que o nível do Rio Corumbataí se elevasse”, declarou o diretor da Defesa Civil Wagner Araújo Martins
A Estrada Velha de Brotas é o prolongamento da Rua 6 em direção à rodovia Rio Claro-Araras. “Orientamos aos motoristas que façam o acesso pela Estrada de Jacutinga ou pelo Distrito Industrial, onde a passagem pode ser feita de forma segura”, salientou Araújo. A Estrada de Jacutinga pode ser acessada pelo bairro Boa Vista.
PREVISÃO
Segundo previsão do IPMet (Centro de Meteorologia de Bauru – FC/Unesp), as chuvas continuam no fim de semana, neste sábado (11), a previsão é de 19,8 mm e para domingo (12), ainda mais chuva, com 36,3 mm.
REGIÃO
Em Cordeirópolis, a queda de uma árvore na entrada da cidade deixou o município sem energia elétrica, linha telefônica e internet. O problema foi resolvido na tarde de sexta-feira (10). Em Piracicaba, a prefeitura fez um alerta para o nível do rio Piracicaba, que atingiu os 4,36 metros na manhã de sexta, com vazão de 388,94 m3 por segundo.
Foto: Divulgação