O secretário de Segurança Pública e Mobilidade Urbana, Marco Antonio Bellagamba, conversou com equipe do Diário do Rio Claro e divulgou alguns dados sobre o trânsito no município, de janeiro até a data de ontem, 23 de julho.
De acordo com a pasta, estacionar em desacordo com a regulamentação é a principal infração registrada, com 5.036 multas, sendo 30,33% do total de infrações. “Temos como exemplo estacionar em guias rebaixadas, estacionar sem área azul ou a menos de cinco metros das esquinas.
Essas multas são dadas tanto pelos guardas municipais, como pela Polícia Militar e também pelo Sistema de Monitoramento, seguindo o Contran”, ressaltou o secretário.
Dirigir acima da velocidade permitida em 20% é a segunda maior infração cometida em Rio Claro e totalizou no ano 3.592 multas, sendo 21,63%. A terceira infração com mais registros é a não identificação do condutor – com 1.660 registros.
Outros números
Estacionar em desacordo em local proibido por sinalização – 1.016 multas – 2,58% do total.
Avançar sinal vermelho – a secretaria registrou 428 infrações desta modalidade.
Dirigir manuseando o celular – 346 multas – 2,08%.
Dirigir segurando o celular – foram 332 infrações – 2%.
Condutor sem uso de cinto de segurança – 161 multas – 0,97% do total.
Em relação aos valores, o secretário informou que deveriam ser arrecadados com as infrações o total de R$ 3.196.328,09. “Não necessariamente entra o valor que deveria ser recolhido, é arrecadado conforme a pessoa licencia o veículo e esse número fica para 2020.
Atualmente, as ações são realizadas com os valores arrecadados no ano passado, que deixou de arrecadar uma média de dois milhões. Os recursos são utilizados apenas para o trabalho com relação ao trânsito”, observou o secretário.