O olhar de um munícipe, parado em frente à estação admirando o prédio arquitetônico e histórico, ele observava os trabalhos realizados e refletiu. “Agora só falta as pessoas terem conscientização e não picharem, está ficando muito bonito”, disse sobre a Estação Ferroviária de Rio Claro que nesse sábado (19) recebeu nova pintura. O prédio centenário é um dos mais antigos do interior paulista, Importante destacar que a prefeitura não gastou nada para o serviço que é realizado graças à parcerias que eu agradeço muito”, destacou o prefeito Gustavo Perissinotto que conferiu os serviços durante a manhã desse sábado (19).
Uma equipe de 40 pintores, coordenados pela CEG Pintura, participou dos serviços que teve ajuda de custo custeada pela empresa Minas Tintas, que também forneceu as tintas. A empresa Verde Plan Empreendimentos providenciou o aluguel de máquinas de pintura e a Casa do Construtor, os andaimes metálicos. Os projetos sociais Colorindo Sonhos e Sal da Terra contribuíram com aproximadamente 30 voluntários.
A pintura seguiu os padrões originais do imóvel, conforme croqui providenciado pelo Arquivo Público e Histórico do Município e que teve aprovação do Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo). “Foi priorizado manter as cores originais da época de 1910, então foi feita uma prospecção até chegar a última camada da tinta, milimétrica e analisadas e buscamos reproduzir isso fielmente para que o envoltório da estação, as paredes, relógio fiquem como era na época que foi inaugurada”, destacou o secretário municipal de Obras, Ivan De Domenico que acompanhou todo o trabalho.
Crianças do Projeto Sal da Terra participaram de um ato simbólico realizando pintura com guache em croquis da Estação. “Este envolvimento da comunidade confirma a importância do prédio e a atenção que estas empresas oferecem para Rio Claro, além de levar o conhecimento histórico para as crianças”, destaca o vereador Moises Marques, autor do pedido para as melhorias na antiga estação ferroviária. Marques informa que projeto poderá ser repetido em outros locais do município.
A Secretaria Municipal de Segurança realizou alterações no trânsito na Rua 1, entre as avenidas 3 e 4, para garantir a tranquilidade dos operários e motoristas. A Secretaria Municipal de Esportes e Turismo e a Procuradoria Geral do Município também participaram da força-tarefa.
Janaina Moro / Foto: Divulgação