A cada dia que o vírus avança no país, medidas são tomadas para evitar contaminação em massa. Órgãos públicos e privados divulgam a todo instante alteração ou suspensão de serviços. Para não deixar de atender e ter o mínimo de impacto possível, cada um busca alternativas. A professora e proprietária da VLC idiomas, Eliana Ventura, destacou ao Diário do Rio Claro que adotou as aulas online por causa da ameaça do Coronavírus. “Desde segunda não temos mais fluxo de alunos na escola, dispensei a secretária e os dois professores que também dão aulas aqui, eles trabalharão de suas casas usando uma plataforma”, salientou.
A ideia teve ótima aceitação. “A maioria dos alunos abraçou a causa. Mães de kids e teens agradeceram a iniciativa e disseram se sentir mais seguras, obviamente alguns vão parar, mas é a minoria”, ressaltou.
A professora avalia que o maior desafio nesse novo formato é a velocidade da internet e computadores – nem todos têm webcam em seus PCs. Nesse caso, eles utilizam o celular, mas não tem a mesma qualidade.
Apesar das dificuldades que alguns possam enfrentar, a prevenção está em primeiro lugar. “Este momento é difícil para todos, muitos setores terão prejuízo, mas não podemos seguir nossas vidas como se nada estivesse acontecendo. O vírus já está batendo em nossas portas, precisamos tomar uma atitude já. Converso com muitos alunos que moram em outros países, que me relatam as consequências da pandemia. Minha família é espanhola e está vivendo em quarentena, 200 mortos na Espanha somente hoje. Peço cuidado a todos, fiquem em suas casas”, pediu a professora.
No ramo de estética, onde já é muito rígido o sistema de higienização, providências também precisaram ser tomadas para garantir mais segurança e prevenção às clientes, como relata a gerente da SD Sobrancelha de Rio Claro, Francine Guedes de Azevedo Wenzel. “Continuamos atendendo, mas reduzimos quantidade de clientes por horário. Por exemplo, ao invés de três, estamos com, no máximo, duas e, quando tem duas, espaçamos as cadeiras. Mas a maioria é apenas uma cliente por horário mesmo, para evitar aglomeração no local. Estamos disponibilizando também máscaras e álcool em gel na recepção”, destacou.
Por ser área da beleza, a gerente ressalta que as exigências da vigilância são muitas e fazem parte do protocolo de atendimento, mas agora tudo foi redobrado. “Além de chão, por exemplo, materiais descartáveis e esterilizados, estamos passando álcool 70 em todas as poltronas, em portas, maçanetas e balcões. Todos os pincéis, maquiagens, bancadas são higienizados entre uma cliente e outra. Luvas e máscaras usadas pelas profissionais também são descartadas após cada uso”, salientou.
Outra medida adotada foi o serviço delivery para os produtos de maquiagens à venda na loja. “Precisa se adequar. A sobrancelha não podemos fazer nas casas, mas se a cliente quiser comprar algum item, oferecemos a entrega neste período”, disse.
O setor de academias e clubes tem trazido opções para associados. Uma delas são aulas disponibilizadas de forma grátis até mesmo para o público em geral que quiser ter acesso e fazer um treino em casa.
E o que dizer de quem consegue oferecer o item mais desejado e procurado do momento? Há clínicas em Rio Claro que têm disponibilizado pequenos frascos de álcool em gel para as pacientes e até para que tenha acesso à postagem na rede social.
Foto: Divulgação