Seja para cozinha, lavabo ou banheiro, é fundamental que a torneira escolhida agregue estilo e praticidade. No entanto, para que essa peça desempenhe o melhor de suas funcionalidades, algumas dicas são essenciais para garantir que a escolha atenda aos gostos e às necessidades do morador, assim como se harmonize ao ambiente.
Para responder às principais dúvidas que podem surgir na hora de escolher o modelo de torneira ideal, Melissa Rossini, gerente de marketing da Fani Metais e Acessórios, responde aos tópicos mais importantes que precisam ser levados em conta neste momento. Confira:
Torneiras de metal para cozinha e banheiro: existem diferenças?
É possível instalar torneiras de metal em uma variedade de ambientes, como cozinhas, lavabos, banheiros, lavanderias e áreas de lazer. No entanto, essa escolha não deve ser aleatória, pois cada ambiente possui características específicas que influenciam na seleção mais adequada.
Em vez de optar por uma abordagem única, é sensato considerar as necessidades individuais de cada espaço. “As principais marcas do setor, como a Fani, entendem essa diferença e criam linhas distintas para banheiros, cozinhas, lavanderias e áreas externas. Essa segmentação garante que o metal escolhido seja perfeitamente compatível com as demandas específicas de cada ambiente”, afirma Melissa.
O que considerar antes de comprar uma torneira de metal
Como existem inúmeras opções de torneiras de metal no mercado, outro ponto fundamental é levar em conta todas as características do modelo antes da aquisição, ou seja, não apenas se o design da peça irá se enquadrar com a decoração.
Cada espaço possui particularidades que podem ser otimizadas ou prejudicadas pela seleção dos metais. Uma escolha imprudente pode trazer consequências indesejáveis, desde a funcionalidade limitada até o desperdício de recursos, resultando em uma experiência onerosa, ineficaz e, por certo, decepcionante”, alerta Melissa.
Cozinhas: flexibilidade e altura apropriada
Na cozinha, as torneiras de metal desempenham um papel central, já que elas não são apenas acessórios decorativos, mas ferramentas essenciais para lavar louças e alimentos.
Para tornar essa tarefa ainda mais prática, uma boa pedida é escolher uma torneira que permita direcionar o jato d’água por meio da bica móvel ou até mesmo uma ducha flexível, componente que ficou bastante famoso com os monocomandos do tipo gourmet.
“Outro ponto importante é se certificar que a altura entre a saída de água da bica e a válvula de escoamento da pia seja de, no mínimo, 30 cm para realizar as atividades diárias, pois isso garante uma distância adequada para lavar louças e alimentos confortavelmente”, complementa Rossini.
Banheiros e lavabos: considerações sobre a cuba
Em banheiros e lavabos, por outro lado, a escolha das torneiras de metal precisa, antes de mais nada, considerar o tipo de cuba, posto que a proximidade da bica com a borda da cuba pode influenciar na facilidade (ou não) em lavar as mãos ou o rosto.
“É importante manter uma distância de no mínimo 15 cm entre a válvula de escoamento e a bica da torneira. Isso garante espaço suficiente para higienizar as mãos com conforto e sem provocar respingos”, orienta a gerente da Fani.
Bica alta ou bica baixa em torneiras de metal: como escolher?
A altura da bica também influencia na escolha das torneiras de metal. “Modelos altos são ideais para cubas de apoio ou de sobrepor, do mesmo modo que as opções de bica baixa evitam respingos em cubas embutidas e de semiencaixe. Não se esqueça de respeitar as distâncias entre a torneira e a cuba que mencionamos anteriormente, do contrário, isso tornará a experiência diária muito desconfortável”, alerta Melissa.
Torneiras de metal de mesa ou de parede: qual escolher?
Quando se trata de instalação, existem duas opções principais: torneiras de mesa e torneiras de parede. “A escolha entre essas opções deve considerar, principalmente, o espaço disponível e o estilo do ambiente”, explica Melissa.
As torneiras de mesa, como o nome sugere, são instaladas diretamente na bancada, logo, esses modelos exigem uma perfuração prévia na superfície para a fixação da peça. “Embora seja a opção mais tradicional, esses modelos são ideais para pias que possuem espaço entre a cuba e a parede (backsplash) ou as bordas da bancada”.
Por outro lado, as torneiras de parede requerem um ponto de água diretamente na parede, o que pode ser mais viável em construções planejadas. Neste caso, a dica da especialista é aproveitar esses modelos em espaços menores. “Como não ocupam espaço na superfície, esses modelos são excelentes para banheiros e cozinhas que não dispõem de muito espaço na bancada, ou para projetos que adotam formatos de cubas mais inusitados”.
Ajuste de temperatura: misturador monocomando ou duplo comando?
Se sua instalação permite o uso entre água quente e fria, a escolha entre misturadores monocomando ou duplo comando também deve ser levada em conta para tirar proveito desse benefício.
“O misturador duplo comando possui dois volantes de acionamento, um para cada temperatura. O monocomando, por sua vez, oferece maior conveniência e conforto ao controlar a saída e a mistura de água quente e fria a partir de um único comando. Ao tomar sua decisão, leve em consideração principalmente o espaço disponível, pois os monocomandos são maiores, mais robustos e a maioria dos modelos é de bancada”, completa Melissa.
Fotos: Divulgação