Todos nós temos crenças a respeito do que somos, do que podemos fazer e do que não podemos fazer. Desde muito cedo fomos sugestionados a perceber o mundo com limitações de outras pessoas muito próximas a nós e essas crenças podem perdurar até muito tempo.
Muitas crenças enfraquecedoras não são por nós contestadas e por isso perduram por muito tempo impedindo o nosso crescimento e o nosso desenvolvimento em vários aspectos de nossa vida. E ela poderá ser mudada até com apenas uma sugestão e podemos ficar livre delas.
Um jovem médico e sua esposa estavam hospedando uma parente que os visitava. Depois do jantar o café foi servido; a visitante recusa o café dizendo que não podia tomar café porque a nicotina que o café contém a deixaria acordada a noite toda.
A esposa estava a ponto de contestar a senhora visitante, mas o marido fez um sinal com os olhos e disse: “Eu lhe asseguro minha querida tia, que não há nicotina neste café.” A visitante replicou: “Sempre há nicotina no café e ela me mantém acordada a noite toda.” O médico calmamente explicou: “Minha cara tia eu garanto, sob palavra de honra, como médico, que não há nicotina neste café.”
A velha senhora, que tinha a mais alta consideração e qualificações pelo sobrinho e, também, por sua integridade pessoal, ficou satisfeita, em consequência, bebeu duas grandes xícaras de café, saboreando-as com grande prazer e dormiu como uma pedra, a noite inteira.
Naturalmente, não pode haver nicotina no café; o que a velha senhora quis dizer foi cafeína, mas em vez disso, falou nicotina.
É claro que não podemos aprovar o logro que foi empregado. O logro nunca é legítimo, mas a estória ilustra perfeitamente o poder da sugestão, boa ou má. E como parece difícil mudar uma crença. A velha senhora primeiro criou uma limitação sobre o que fazia o café e depois repeliu-a, sem qualquer problema.
E eu pergunto: por que não repelir e contestar algumas crenças limitadoras que você tenha em sua vida? Pense a essa respeito e imagine como seria sua vida se você tivesse mais crenças fortalecedoras (positivas) a seu respeito. Como seria diferente sua postura em relação a vida? Pode estar certo que seria extremamente maravilhosa.
Eu não sei o que você pensa sobre isso. Eu não sei se você pode permitir-se contestar algumas crenças enfraquecedoras que possam estar limitando sua vida. E eu também não sei se você está afim de fazer algumas mudanças positivas em sua vida. O que eu sei é que em qualquer momento poderá se surpreender agradavelmente fazendo coisas diferentes, questionando-as, pois essas crenças limitadoras, em algum momento de sua vida, as criou para si mesmo.
Pense nisso!