O Carnaval na Praça, realizado entre os dias 22 e 25 de fevereiro, encerrou-se atendendo as expectativas do público presente. Nos quatro dias de folia, famílias lotaram o Jardim Público. A diversão teve mais um ano a segurança como protagonista para que idosos, e principalmente crianças, pudessem participar sem transtornos.
A Secretaria Municipal dos Esportes e Turismo (Setur), que tem como titular Ronald Penteado, manteve a fórmula aplicada desde 2017 e novamente colheu bons frutos. Ao fechar o Jardim Público com a determinação de revista a todos os foliões nos pontos de acesso, a Setur não cerceou o direito constitucional de ir e vir das pessoas. Pelo contrário, garantiu o acesso de cada folião e sua segurança nos dias de diversão.
Com a Polícia Militar nas ruas localizadas no entorno, com a Guarda Civil Municipal e seguranças particulares nos acessos e na parte interna do Jardim Público, a ordem foi mantida. A nova iluminação contribuiu para aumentar a sensação de segurança, já que a visibilidade foi garantida em todos os locais da área verde.
O saldo do trabalho foi a área Kids superlotada por crianças com distribuição gratuita de algodão doce, pipoca e sorvete. Trenzinho, também gratuito, foi disponibilizado para a alegria da garotada. Pais e responsáveis, aliviados, com tempo para curtir o Carnaval à frente do Coreto, certos que seus pequenos estavam brincando em ambiente familiar e seguro.
De acordo com a Setur, a intensa rotatividade no Jardim Público inviabiliza o cálculo correto do número de foliões que por ali passaram. Estimativas iniciais dão conta que, nos quatro dias, o evento carnavalesco atraiu número próximo a 30 mil pessoas.
Muito mais que o número de pessoas, acentua a Setur, é preciso ressaltar o comportamento das mesmas. A festa foi ordeira. A presença da Hospedaria de Emaús em um dos dias ratifica a segurança do Carnaval na Praça. Idosos ocuparam espaço e se divertiram no Jardim Público.
“Quero aqui registrar agradecimentos à Polícia Militar, Guarda Civil Municipal, bem como aos funcionários da Setur, demais secretarias municipais envolvidas e às pessoas que atuam na empresa privada contratada para fortalecer a segurança”, comenta o secretário Ronald Penteado. “Da mesma forma, parabenizo os músicos das bandas responsáveis pelos repertórios que embalaram os foliões neste Carnaval”, finaliza Ronald.
Foto: Divulgação