O espetáculo “Memórias de Alice” foi concretizado após 5 meses de investigação criativa, com o escopo de conceber um espetáculo inédito. A trama orbita o tema da solidão na infância e o anulamento da criança enquanto ela se percebe como indivíduo e inicia o processo de construção de sua individualidade. Sendo assim, o espetáculo reflete as relações construídas no ambiente familiar e oferta a reflexão sobre o “educar” que não estimula o crescimento pessoal e a segurança emocional de uma criança.
A obra tem como mote as memórias de infância da atriz Daiane Baumgartner. Através de suas lembranças, aplicadas à técnicas de teatro de animação, a peça busca a interação emocional do público com o intuito de que cada espectador se lembre de alguma experiência semelhante e se coloque no papel de Alice, causando um impacto sensitivo no público.
Como base para a construção do espetáculo, “Memórias de Alice” faz intersecção literária com “Alice no País das Maravilhas” de Lewis Carroll; a obra estimula a imaginação e questiona os princípios da lógica, refletindo a complexidade e o absurdo que existe na vida dos adultos, fazendo um paralelo com as imposições sofridas na infância. No mundo real, as crianças, embora sejam curiosas por natureza, aprendem lições que devem decorar e cumprir à regra. O livro, neste projeto, vem nos auxiliar e nos fazer refletir sobre a magia da nossa infância. Nosso desafio é crescer e embarcar na aventura de nossa própria vida sem deixar que a magia da infância morra em nós.
O espetáculo foi desenvolvido através de uma pesquisa proporcionada através do projeto “Memórias de Alice” que foi contemplado no edital 02/2019 de Aprimoramente técnico e artístico da Secretária Municipal de Cultura da cidade de Rio Claro/SP.
O espetáculo tem única apresentação no dia 15 de Maio às 17h no canal do Youtube da atriz Daiane Baumgartner: https://www.youtube.com/daianebaumgartner
Sobre o espetáculo
Sinopse
Alice cai no buraco com o seu coelho inseparável e vai parar em seu passado. Lá reencontra com todas as pessoas que amou, que a amaram, e tem a oportunidade de olhar pela segunda vez as situações vivenciadas.
Release
O espetáculo “Memórias de Alice” utiliza da linguagem do teatro de formas animadas (boneco-híbrido, bonecos em miniatura e máscara) e também da autobiografia buscando revisitar as memórias da atriz Daiane Baumgartner. De forma poética nos faz questionar e refletir a relação com a criança que fomos, com a criança que estamos criando e com as crianças que queremos no futuro.
Sobre Daiane Baumgartner
Daiane Baumgartner é formada em Artes Cênicas, foi coordenadora e bonequeira da Companhia da Sombra. Fez cursos com pesquisadores da linguagem do Teatro de Sombras e fez o Workshop de Construção de Bonecos com Natacha Belova. Ganhou diversos editais de produções e circulações de espetáculos como: ProAC 10/2014, CAIXA Cultural 2015/2016, ProAC 03/2016, ProAC 36/2017 e editais municipais de Rio Claro em 2018 e 2019. Em 2019 circulou por festivais internacionais em Portugal e Romênia além de estar presente no 20º Festival Mondial des Theatre de Marionnette em Charleville na França. Em 2020 estreou de forma online seu segundo espetáculo de Teatro Lambe-Lambe e em 2021 estreou outros 3 trabalhos, são eles: Violeta (que nasce de uma pesquisa aprofundada do espetáculo Naifs), A menina que saiu de casa para saber o que era o medo ( em que mistura teatro de sombras e audiovisual) e Memórias de Alice (mistura de Teatro de Formas Animadas e Teatro Documentário).
Ficha Técnica
Concepção, pesquisa e bonecos: Daiane Baumgartner (@daianebaumgartner)
Direção: Andressa Francelino (@falecomdressa)
Figurino: Marilei Baumgartner
Comunicação visual: Mariana Waechter (@mari.waechter)
Fotografia: Daiane Baumgartner e Gabriel Rais (@gabrielrais)
Produção: Daiane Baumgartner
Realização: Secretaria Municipal de Cultura de Rio Claro/SP
Memórias de Alice
Dia 15 de Maio de 2021
Sábados, às 17h
Ingressos: grátis
Exibição pelo canal do YouTube @DaianeBaumgartner
Duração: 30 minutos | Classificação: livre
Foto: Divulgação