Neste sábado (25) será realizada a apresentação do espetáculo “Memórias de Alice” e também de uma oficina de costura criativa e reflexiva para pais e filhos. O espetáculo e a oficina são gratuitas e acontecerão no Auditório Municipal “Leandro Filier Netto”, localizado na Rua 1, n° 790, Centro de Santa Gertrudes.
A oficina de costura criativa e reflexiva acontecerá das 13 às 16 horas. A oficina busca, através de dois momentos, tornar consciente para os adultos como a nossa interação com nossos criadores interfere de forma direta na construção de nossa personalidade, independência e sucesso na vida, e para as crianças, visa momentos de diversão, descontração, alegria e prazer na confecção de um boneco de tecido que poderá ser levado para casa.
A apresentação do espetáculo “Memórias de Alice” acontecerá às 19 horas e é voltado para o público adulto. Inspirada no livro “Alice no País das Maravilhas”, a peça utiliza da linguagem do teatro de formas animadas (boneco-híbrido, bonecos em miniatura e máscara) e também da autobiografia buscando revisitar as memórias da atriz Daiane Baumgartner.
De forma poética nos faz questionar e refletir a relação com a criança que fomos, com a criança que estamos criando e com as crianças que queremos no futuro. “Alice cai no buraco com o seu coelho inseparável e vai parar em seu passado. Lá reencontra com todas as pessoas que amou, que a amaram, e tem a oportunidade de olhar pela segunda vez as situações vivenciadas.”
A trama orbita o tema da solidão na infância e o anulamento da criança enquanto ela se percebe como indivíduo e inicia o processo de construção de sua individualidade. Sendo assim, o espetáculo reflete as relações construídas no ambiente familiar e oferta a reflexão sobre o “educar” que não estimula o crescimento pessoal e a segurança emocional de uma criança.
O projeto da atriz, bonequeira e produtora cultural Daiane Baumgartner, é uma realização do governo do estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura, Economia e Industria Criativas, contemplado no edital ProAC 02/2023 e conta com apoio da prefeitura de Santa Gertrudes e Secretaria de Cultura, Turismo e Lazer.
Foto: Gabriel Rais/Divulgação