Nos dias 16, 17 e 18 de junho, a ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação do Brasil, Luciana Santos, juntamente com a embaixadora da Espanha no Brasil, Mar Fernández-Palacios, e a representante do Ministério da Ciência e Inovação da Espanha, Imma Aguilar, diretora da Fundação Espanhola para a Ciência e Tecnologia (Fecyt), abrirão no Rio de Janeiro o primeiro grande evento científico no Brasil para fortalecer a cooperação científica entre os dois países.
A sede do Instituto Cervantes do Rio de Janeiro sediará o I Encontro da Associação de Cientistas Espanhóis no Brasil (Acebra): estratégias para a cooperação Brasil-Espanha em ciência, cultura e inovação, organizado pela Acebra que é presidida pela pesquisadora Veronica Aran Ponte (Instituto Estadual do Cérebro Paulo Niemeyer, Rio de Janeiro).
Acebra é uma jovem associação de pesquisadores espanhóis residentes no Brasil, que trabalha para promover a cooperação científica e acadêmica entre os dois países, com financiamento da Fundação Ramón Areces (FRA) e promovido pela embaixada da Espanha no Brasil e pelo Instituto Cervantes.
O evento pretende ser um espaço de diálogo no qual as principais instituições científicas da Espanha e do Brasil discutirão formas de promover e incentivar políticas, acordos e ações específicas que favoreçam o trabalho científico de seus pesquisadores. A reunião também contará com a presença de representantes de instituições procedentes do Brasil, da Espanha e de outros países.
A participação poderá ser presencial ou on-line e o registro será realizado no seguinte link: https://www.acebrasil.org/event-details/i-encuentro-de-la-asociacion-de-cientificos-espanole s-enbrasil. Informamos que existe a possibilidade de auxílio financeiro para os associados que queiram participar presencialmente do evento e que não residam no Rio de Janeiro. Mais informações em info.acebra@gmail.com.