O nome traz referência de um país vizinho do Brasil, dizem que pela forma como o prato é assado, mas fica só nisso mesmo, porque o tempero é composto por especiarias 100% brasileiras. E só saber um pouco do preparo que já dá água na boca para os adeptos de carne suína. A opção que tem atraído muita gente é o “Porco à Paraguaia”.
São muitas horas para ficar pronto. O diferencial está no tempo e forma de preparação, como conta o empresário Sylvio Concon. “O Porco é assado enterro e aberto, durante nove horas, porém, só é temperado uma hora e meia, antes de servi-lo”, explica.
Na área da gastronomia Sylvio se define como curioso e apaixonado. E olha que seus preparos têm rendido apreciadores. Já atua na área há 20 anos. “Comecei a preparar esse prato reunindo bons amigos que me acolheram quando me mudei para Rio Claro”, relata.
Sylvio é o responsável pela preparação do cardápio da Festa do Produtor Rural de Rio Claro. Além da paella caipira, o prato principal será o porco à paraguaia.
E quem faz parte do público mais light, também pode degustar sem culpa. “Por ser assado “aberto”, a maior parte da gordura é eliminada, resultando numa carne mais tenra, saborosa e leve”, afirma Sylvio.
Conseguimos tirar outro segredinho do Sylvio. Um dos temperos que não pode faltar e que dá um sabor especial é o limão taiti. Serão utilizados 20 quilos do fruto para temperar três porcos, num total de 240 quilos. “Reduzindo a gordura e os ossos, resultará aproximadamente em 200Kg de carne pronta para o consumo”, diz.
E ele não estará sozinho, uma grande equipe de amigos voluntários vai colocar a mão na massa para a produção. “Quando os eventos são beneficentes, conto com essa força dos amigos”, declara.
Para o toque final, a iguaria acompanha arroz branco e farofa. “Uma das maiores satisfações na culinária, é saber que o prato preparado, atingiu todas as expectativas dos que, o degustaram”, Sylvio faz o convite. “Bom fim de semana e que seja degustando Porco à Paraguaia”
O Porco à Paraguaia será servido no domingo na Festa do Produtor Rural, à partir do meio dia, ao preço de 20 reais.
Neste sábado (21) começa à partir das 16 horas e segue até às 22 horas. No jantar será servida a paella caipira à partir das 19 horas. No domingo o evento acontece das 10 às 18 horas. A festa conta também com 50 expositores de itens voltados à agricultura familiar e ao agronegócio, além de música sertaneja ao vivo nos dois dias.
Durante toda a festa haverá salgados e petiscos. Parte da arrecadação da praça de alimentação será destinada ao Fundo Social de Solidariedade do município.
Venha Conhecer
Evento beneficente, Festa do Produtor Rural no Sobradão Eventos, localizado na Estrada Municipal do Sobrado.