Como em saúde pública a prevenção é o melhor caminho, a Organização Mundial da Saúde (OMS) elaborou um conjunto de regras que devem ser seguidas pelo consumidor ao comprar e preparar seus alimentos.
Este conjunto de dicas, chamado de Regras de Ouro da OMS para a preparação de alimentos, é uma referência mundial. A Organização Mundial de Saúde calcula que as doenças causadas por alimentos contaminados constituem um dos problemas sanitários mais difundidos hoje em dia.
Por isso, a educação e a conscientização de todas aquelas pessoas que manipulam alimentos, é fundamental para a preservação deste tipo de doenças. Ainda que pareça mentira, a maior parte destas doenças pode ser prevenida no âmbito da própria casa.
Aplicando-se regras simples, elaboradas pelo comitê de especialistas em Higiene Alimentar da OMS, pode-se evitar muitas doenças de origem alimentar. Confira.
– Evitar os alimentos clandestinos
Os alimentos consumidos crus (como frutas, verduras e legumes) devem ser muito bem lavados. Não compre ovo, frango e leite de origem clandestina.
– Cozinhar bem os alimentos
Carnes e peixes devem ser cozidos em temperatura superior a 70ºC, eliminando muitas contaminações. Os alimentos que estiverem congelados devem ser bem descongelados antes de começar o preparo para cozinhar.
– Fazer a quantia certa para evitar sobras
Quando os alimentos cozidos são deixados à temperatura ambiente, os microrganismos começam a se multiplicar. Quanto mais se espera, maior o risco. Para não correr perigos desnecessários, convém comer os alimentos imediatamente.
– Guardar cuidadosamente as sobras
As sobras de alimentos devem ser guardadas na geladeira, em temperatura igual ou inferior a dez graus. No caso de alimentos para lactentes, o melhor é não guardá-los.
– Aquecer bem os alimentos cozidos
Aqueça muito bem os alimentos que foram gelados: mexa e misture para aquecer por igual. Se possível, junte água que permite a fervura e mata os microorganismos.
– Não misture os alimentos crus e cozidos
Quando se corta um alimento cru, deve-se lavar a faca e a tábua antes de cortar um alimento cozido. Evite tábuas de madeira e colheres de pau. Prefira polietileno e plástico resistente.
– Lavar as mãos antes de cozinhar
Mantenha as mãos muito limpas antes de começar a cozinhar. Depois de mexer com carne, peixe ou frango, lave as mãos antes de manusear os temperos e farinhas, por exemplo.
– Manter a cozinha limpa
Como os alimentos se contaminam facilmente, convém manter limpas todas as áreas onde será feito o preparo, incluindo também os utensílios e equipamentos a serem utilizados.
– Proteger os alimentos dos insetos e animais
Eles transportam microorganismos que causam doenças. Proteja os alimentos, guardando-os em vasilhas bem fechadas.
– Utilizar sempre água pura
Para beber ou cozinhar, use sempre água pura. Em caso de dúvida quanto à pureza, ferva a água durante 15 minutos.