Começar de novo
O título acima pode levar você a pensar na canção escrita por Ivan Lins e Vitor Martins, e se isso aconteceu, não há nenhum problema, vamos refletir sobre isso.
O ano de 2020, para muita gente, já é um ano perdido. Infelizmente por conta da pandemia muitas empresas fecharam as portas. Um ano de insucesso.
Nossa vida é feita de acontecimentos, que muitas vezes nos levam a resultados inesperados, ainda que não sejamos os responsáveis diretos por eles.
No mundo dos negócios, o insucesso é um risco eminente. Quem se dispõe a encarar os desafios do mercado sabe que as turbulências fazem parte do jogo.
O vírus que continua assolando o mundo foi, nesse caso, uma turbulência absolutamente inesperada e de consequências que jamais poderiam ser imaginadas.
Diante deste cenário é preciso pensar no “começar de novo”. O empresário deve rever todas as suas estratégias, pois os hábitos de consumo não serão mais os mesmos, em nenhum segmento.
Olhar para o mercado de oportunidades é o que fará a diferença nesse recomeçar. É preciso encontrar novas formas de atrair o cliente, ou melhor, é preciso ir onde o cliente está.
Utilizar ferramentas de organização de processos e de otimização de recursos, que muitas vezes foram relegadas, pois tudo ia bem, agora serão fundamentais para trazer o negócio a um nível, no mínimo, de sobrevivência.
A retomada, neste caso dependerá, ainda mais, da necessidade de contar com pessoas qualificadas, dispostas e engajadas nos novos paradigmas da gestão.
Devido a escassez na oferta de emprego, os profissionais terão também de rever seus paradigmas. As empresas, principalmente neste momento de recomeço, irão valorizar e buscar profissionais com habilidades e disposição para exercer mais de uma função.
O paradigma de que “eu só faço isso e não conte comigo para nada mais”, definitivamente desapareceu neste novo cenário, o que, aliás, nunca foi um qualificador para nenhum profissional.
A forma colaborativa de trabalho é outro fator que fará parte da realidade do ambiente nas empresas; profissionais que não souberem, de forma efetiva, trabalhar em equipe terão ainda mais dificuldade de conseguir trabalho. O que antes era necessário agora é fundamento para se manter no mercado.
O relacionamento e a forma positiva de encarar os desafios será a tônica no ambiente das empresas. Começamos a viver de fato o que a gestão pela qualidade já enfatizava há muito tempo: os problemas agora, mais do que nunca, precisam ser encarados como verdadeiras oportunidades de melhoria.
Se no passado recente a preocupação com os custos era importante, agora passa a ser um diferencial. Eliminar qualquer forma de desperdício deve estar presente em todos os processos e na consciência dos profissionais em todos os níveis e em qualquer atividade.
Por fim, uma liderança qualificada será um fator de extrema importância na gestão dos processos e para a consecução dos objetivos planejados.
Mais do que meros expectadores, as organizações necessitarão de líderes ativos, comprometidos, verdadeiros facilitadores e que hajam como agregadores na condução de suas equipes.
A postura da liderança nunca foi tão relevante como agora, onde é preciso começar de novo.
Este é efetivamente um momento de fazer valer o que a canção nos ensina: “começar de novo /e contar comigo / vai valer a pena ter amanhecido.”
Até…
O autor é conferencista, palestrante e Consultor empresarial. Autor do livro Labor e Divagações
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