Equipes virtuais de alto desempenho
As empresas, os profissionais e o cidadão de um modo geral, já entenderam que a comunicação, cada vez mais, se dará via internet – meio eletrônico.
O avanço da tecnologia e o processo de transformação digital pelos quais estamos vivendo causam um impacto significativo em nossas vidas.
A comunicação entre o emissor e o receptor se dá através de um meio específico, também chamado de meio de comunicação. Os meios de comunicação sofreram e vêm sofrendo profundas transformações e obrigando, por assim dizer, que todos revejam sua forma de se comunicar e de se relacionar com o outro.
Isto tudo vem causando uma das maiores mudanças estruturais nas empresas e organizações, pois essa é uma transformação que impacta a gestão organizacional e não apenas esta ou aquela área.
No caso específico das organizações que possuem unidades em diferentes partes do país ou mesmo em locais fora do país e ainda para aquelas empresas cujo relacionamento envolve intercâmbio com clientes e fornecedores de forma continua, a questão dos meios de comunicação é ainda mais importante.
Trabalhar juntos estando à distância requer não só o meio de comunicação adequado, como e, principalmente, conhecimentos e uma postura diferenciada.
Não é de hoje que essas organizações se utilizam da videoconferência para fazer que seus profissionais, estando em diferentes locais, possam trabalhar e interagir com efetividade.
Além disso, já se sabe também que o trabalho em equipe tem se tornado parte fundamentalmente importante na gestão das empresas e organizações de sucesso. É comum encontrar grupos de pessoas reunidas para desenvolver determinados trabalhos, apesar das limitações logísticas que as impedem de estarem fisicamente juntas.
Sendo assim, podemos verificar que trabalhar em grupo é essencial e parte da vida cotidiana dos profissionais; e que esta forma de trabalho ocorrerá com cada vez maior frequência de forma virtual.
Formar equipes virtuais de trabalho é tão importante para gerar resultados, quanto exigem atenção especial das empresas e dos profissionais para que sejam realizados de forma eficaz.
Pelo menos cinco requisitos são fundamentais para a eficácia e para que equipes virtuais atinjam resultados de alto rendimento:
1- Tecnologias e funcionalidades – Definição das características mais adequadas a cada tipo de atividade e suas funcionalidades para atingir o resultado esperado.
2- Gestão dedicada – Planejamento de ações e diretrizes de projeto com pontos de controle visuais e periódicos por atividade desenvolvida.
3- Performance do Líder de grupo – Características e resultados esperados para a condução de equipes autônomas e de assertividade em melhores práticas de groupware.
4- Indicadores e parâmetros de medição – Determinação dos indicadores de resultado por atividade e comparativos de medição em atividades de tecnologias desencadeadas.
5- Capacitação da equipe – Dossiê prévio das habilidades e experiências pessoais e de melhores práticas em groupware. Aplicação de plano de capacitação em atendimento aos gaps de conhecimento.
As equipes virtuais de alto desempenho são constituídas hoje para atender a uma demanda cada vez mais necessária nas empresas e organizações que estejam alinhadas às transformações do mercado e principalmente de uma sociedade, leia-se aqui o cliente, conectado às tecnologias interativas.
Se você e sua empresa desejam conhecer mais sobre esse assunto, em breve no meu canal do youtube estarei apresentando o tema com maior profundidade.
Até…
O autor é conferencista, palestrante e Consultor empresarial. Autor do livro Labor e Divagações.
Envie suas sugestões de temas para o prof. Moacir. Para contatos e esclarecimentos: moa@prof-moacir.com.br / Viste: www.prof-moacir.com.br