O mundo editorial, assim como todo o tipo de arte, vem passando por mudanças no mundo contemporâneo. A internet modificou os relacionamentos pessoais, profissionais e, sobretudo, a produção nos mais diversos modos. O marketing é o principal deles, que teve de se reinventar para atender a novas plataformas. Nesse processo, a forma de divulgar a arte também precisou se adequar.
Utilizar as redes sociais para impulsionar uma música, um quadro e um livro é uma nova realidade a qual muitos estão tentando se adaptar. Quem compreende seu alcance e potencial se beneficia nesse contexto. Foi o caso da escritora rio-clarense Mari Nandes, que há cinco anos deu início à sua carreira de escritora e viu seu trabalho se destacar em uma plataforma de leitura chamada ‘Wattpad’.
Com quase meio milhão de visualizações na plataforma, a escritora recebeu o contato de uma editora que a convidou a publicar seu romance ‘Armadilhas do Coração’. O resultado não poderia ser outro. Se na internet o livro já era sucesso, o formato físico repetiu os bons resultados e figurou entre os Best Sellers do site Amazon e da revista Veja, além de figurar no ranking de mais vendidos da livraria Saraiva. “Armadilhas é, e sempre será uma obra muito querida.
Ela é minha primeira obra lançada por editora. Aquela que me fez ser conhecida como autora. Então, ela mora em meu coração, com certeza. A aceitação do público acabou me surpreendendo, confesso, desde a plataforma, onde minhas leitoras foram minhas parceiras a cada capítulo postado. Após o lançamento, muitas outras leitoras surgiram e surgem todos os dias”, comenta Mari em entrevista ao Diário do Rio Claro.
Um dos diferenciais de ‘Armadilhas’, lançado em 2016, é o enredo que traz como protagonista uma jovem fora dos padrões de beleza. “Acho que a boa aceitação se deu por abordar um tema pouco descrito em histórias, como obesidade e padrões de beleza”, avalia a escritora. A premissa é verdadeira, já que, nas avaliações da livraria Amazon, a maior parte das leitoras exalta a personagem Manuela: “Amei! Poderia ter mais histórias assim com mocinhas gordinhas”, escreve uma das leitoras.
E foi justamente esse fato que fez com que Mari começasse a escrever. “Meu interesse para a escrita surgiu em um momento da minha vida como leitora, quando eu estava cansada de encontrar histórias parecidas; sentia falta de ler algo diferente. O que me motivou foi a aceitação das minhas leitoras, os comentários de incentivo e apreciação me fizeram continuar. Por mais incrível que possa parecer, a história surgiu rápida e perfeita, colocá-la no papel foi bem fácil”, revela a autora.
SUCESSO GARANTIDO
Com tanto sucesso em seu primeiro romance publicado, Mari se prepara agora para o lançamento de seu segundo livro: “Armadilhas do Destino”, que tem lançamento marcado para a Bienal deste ano.
O sucesso da obra deve se repetir, pois apenas com a sinopse divulgada nessa semana, já atingiu 1.500 leituras na plataforma Wattpad. Sobre o romance que está por vir, Mari conta que o processo de escrita foi um pouco mais complexo do que o anterior. “Chegou uma parte da história que foi bem difícil descrever detalhes, em partes por não ser algo que eu goste muito.
Sou mais de comédia romântica. E essa parte foi bem tensa e acabei demorando muito. Mas entendia que era uma parte necessária para que minhas leitoras compreendessem o passado e ponto de vista dos personagens. Acredito que tenha me saído bem. Vamos aguardar, né?”, brinca.
Escritora.
A rio-clarense Mari Nandes é sucesso de vendas nas plataformas digitais
‘Armadilhas do Coração’ conta a história de Manuela Sanchez, uma jovem de 20 anos que, por recomendação médica, inicia as aulas em uma academia, onde conhece dois personal trainers que mudarão, definitivamente, sua vida amorosa e sua forma de encarar o mundo.
Foto: Divulgação