Entre 1º e 12 de agosto aconteceu o 25º Jamboree Escoteiro Mundial, sediado na cidade de SaeManGeum, na Coreia do Sul. O contingente brasileiro esteve presente no evento com mais de 1000 escoteiros de todas as regiões do país, incluindo jovens e adultos.
O Jamboree Mundial é o maior acampamento do movimento escoteiro e acontece a cada quatro anos em um país diferente. É um encontro de escoteiros de 14 a 17 e reúne jovens do mundo todo. Participaram esse ano 43 mil representantes de 160 países. “Draw your dream!” (Desenhe seu sonho!) foi o tema deste acampamento.
A cidade de Rio Claro teve dois representantes participando desse evento: os seniores Ricardo Alexandre Faria Filho, de 15 anos, e Nicolas Gomes Gallina, de 17 anos, escoteiros do Grupo Escoteiro Marechal Rondon localizado no Bairro do Estádio.
O sênior Ricardinho (assim chamado no grupo carinhosamente) se uniu a um grupo escoteiro de São Paulo, o Cooper Cotia, embarcou para a Coreia e, juntamente com outros jovens, formaram uma equipe que foi coordenada pelo Cooper. Pôde vivenciar uma experiência de aventuras antes mesmo de iniciar o Jamboree, partindo para Coreia do Sul uma semana antes do evento para conhecer a cultura local.
Já o sênior Nicolas embarcou fazendo parte do comitê de representação brasileiro. Em maio de 2022 prestou um concurso promovido pela União dos Escoteiros do Brasil chamado “Operação K”. Concorreu com jovens do Brasil todo e foi selecionado para compor esta patrulha com outros nove jovens e um adulto. Viajou com todas as despesas pagas pela União dos Escoteiros do Brasil.
Todos os educadores do Grupo Escoteiro Marechal Rondon estão muito orgulhosos de ter seus seniores participando de um intercâmbio cultural escoteiro de valorização e construção de um ideal de paz pelo mundo. A próxima edição do Jamboree Mundial é daqui a quatro anos na Polônia.
Fotos: Divulgação