Vai reformar um ambiente ou reciclar um móvel? Certamente, você ou o profissional que irá executar sua obra, precisará de uma lixa para deixar a superfície lisinha ou pronta para receber uma nova cobertura de tinta ou o acabamento escolhido.
O que você precisa saber:
– Lixas servem para polir, nivelar, corrigir e uniformizar superfícies novas ou em processo de repintura. Elas também corrigem e eliminam imperfeições, além de remover áreas contaminantes como ferrugem e facilitar a aderência do produto de acabamento final.
– Para cada tipo de material e estado, há um tipo de lixa e uma grana certa. As mais comuns são as lixas d’água, de ferro, de madeira e de massa.
– As lixas Norton são de longe as melhores e com maior variedade de granas do mercado, por isso, uma delas com certeza vai te atender.
Mas o que é grana no mundo das lixas?
Corresponde ao tamanho dos grãos aplicados nela. Quanto mais baixo for o número da lixa, mais abrasiva ela é. Portanto, uma lixa 100 é mais grossa do que uma 220, por exemplo.
As mais grossas devem ser usadas para a remoção de camadas ou correção de superfícies mais rígidas ou de acabamentos mais grosseiros. Quando se tratar de acabamento, para ter um melhor resultado, use lixas mais finas (de maior granulometria) para ter superfícies mais lisas e regulares.
Lixa d’água
São utilizadas para lixamento a úmido ou com água. É mais usada em superfícies metálicas finas e em funilaria. Já na construção, segundo dica do especialista em pinturas de paredes, o pintor Júlio Oliveira, “você pode usar a lixa d’água para dar acabamento numa parede com massa acrílica, por exemplo. A massa acrílica é mais dura, e você consegue ganhar tempo e manter a qualidade do acabamento fino se for molhando a parede e lixando com a lixa d’água”.
Lixa No-Fil ou Lixa Champagne
Essas são usadas no acabamento fino em trabalhos a seco. São recomendadas para superfícies com acabamentos mais finos e delicados, como seladora, verniz, antes da aplicação de laca. Com elas, você consegue uma superfície lisa, sem marcas de lixa e com um melhor acabamento.
Lixa de ferro
Essa é a lixa dos serralheiros. É usada em superfícies rígidas, para remoção de partes oxidadas e para fixar melhor a pintura. Nosso consultor, o pintor Júlio, recomendou usar lixa de ferro em paredes de reboco muito ásperas e de acabamento muito grosseiro. E nos contou que, com ela, ganha agilidade e qualidade, em razão da resistência e da granulometria desse tipo de lixa.
Lixa de massa
É a lixa para dar acabamento nas paredes comuns. As mais grossas são para remover muitas camadas de tinta. As de grana mais alta, ou seja, as mais finas, dão melhor acabamento, deixando a parede mais lisa e regularizada.
Lixa de madeira
Ela segue a mesma orientação das lixas para massa: servem para remover acabamentos mais grosseiros quando são mais grossas, e para dar o acabamento final quando são mais finas.
É importante saber que a madeira deve ser lixada sempre no sentido dos veios, e apenas assim. Não mude a direção depois de iniciado o trabalho para não deixar marcas na superfície.