Faz-se importante a atenção dos professores, servidores, pais, responsáveis, bem como toda comunidade escolar para o combate à prática do bullying, que é um tipo de violência escolar. A prática do bullying é um tema atual que tem chamado a atenção de educadores pois, com o passar dos anos, a ação de superioridade de um estudante para outro tem acarretado problemas de agressão física, verbal, psicológica, necessitando de trabalhos educativos de conscientização que possam, de forma multidisciplinar, trabalhar a personalidade, caráter e posturas, ensinando os alunos a conviver em um ambiente de harmonia coletiva.
Pensando neste contexto, a Escola Municipal Professor Benedito José Zaine, no Distrito de Ferraz, desenvolveu com seus alunos, no mês de outubro, um projeto com o tema Bullying – Violência Escolar, permitindo uma melhor socialização dos alunos dentro do ambiente escolar. Segundo a Diretora da unidade escolar, Valéria Velis, os “educadores participaram de uma palestra oferecida pela Secretaria Municipal de Educação intitulada Conceituação de violência escolar e, a partir do conhecimento adquirido, criaram o projeto e desenvolveram atividades sobre o tema, envolvendo toda a comunidade escolar com o objetivo de conscientizar pais e responsáveis sobre o respeito à diversidade, pois se recebe alunos de diferentes lugares e com culturas diferentes e, portanto, temos que ser receptivos e fazer com que todos sintam-se bem acolhidos e estabelecidos em nosso ambiente escolar.”
Além disso, ao final do projeto, foi passado um vídeo sobre a prática de bullying, sensibilizando quanto à importância e relevância de respeitar os nossos semelhantes. E para encerrar, foi realizada uma confraternização com almoço e piquenique coletivo na escola. Essa temática, além de valorizar o social, trabalha com o meio ambiente, pois pensa-se no cuidado de si e de outros, pontua Valéria Velis.
Desse modo, o projeto valoriza a participação dos alunos, onde encontra na escola o seu papel de receptora e transmissora de conhecimento, informações e cidadania, e valorizou em sua fundamentação o desenvolvimento do ser e do viver, características importantes quando trabalhamos para uma sociedade que preza justiça humana e equilíbrio ambiental e sustentável, vencendo barreiras, diferenças e preconceitos. O amor à vida e à natureza estão simultaneamente contidos no processo onde o ambiente escolar não pode ser excluso e temas assim precisam ser debatidos.
Por Eder Varussa