A escola do bairro Benjamin de Castro foi finalmente concluída. A unidade de ensino entrou em funcionamento na última terça-feira (3), mas a inauguração oficial será realizada no próximo dia 23, às 14h30. O anúncio foi feito pela secretária municipal de Educação, Valéria Velis, em audiência pública na Câmara Municipal no último dia 31.
De acordo com ela, a escola já atender 450 alunos do ensino fundamental I (1º ao 5º ano) de um total de 780 que corresponde à sua capacidade total de atendimento. Esses estudantes estudavam nas escolas Jardim das Palmeiras – Caic e Diva Marques Gouvêa fazendo uso de transporte para chegar às unidades escolares. Agora, eles estudam perto de perto de casa, o que gera economia aos cofres públicos com esse serviço.
A escola do Benjamin de Castro recebeu o nome de “Aldo Zottarelli Junior” por meio de projeto de lei aprovado pela Câmara de autoria do vereador Val Demarchi. A escola será entregue à comunidade cinco anos após o início da construção em junho de 2018 pela administração municipal anterior. A previsão inicial era entregar a obra em 2019, mas isso não aconteceu. A obra ficou mais de dois anos paralisada até ser retomada em maio do ano passado e ser concluída neste ano.
Além dessa escola, o município tem ainda por concluir outras duas escolas localizadas nos bairros Jardim Residencial das Palmeiras e Jardim Residencial dos Bosques cujas obras começaram em 2019, ficaram um tempo paradas e estão sendo retomadas com previsão de entrega para o ano que vem. São duas creches para atendimento de crianças de 0 a 3 anos.
Segundo Valéria, cada unidade tem capacidade para atender 280 crianças em período integral, ou seja, juntas elas vão criar 560 vagas diminuindo a fila de espera por vagas em creches atualmente em cerca de 1.000 crianças. Esse número deve ter sofrido alteração visto que a prefeitura inaugurou na última quarta-feira (31) a Escola Municipal “Professora Edna Cristina Fardim Fernandes”, na Vila Paulista, com capacidade para atender 110 crianças de 0 a 6 anos.
O município ainda tem outra lista com 900 crianças que atualmente estudam em período parcial e pleiteiam vaga em período integral. A secretária informou que o governo municipal vem trabalha em três frentes para ampliar o número de vagas: construção de novas escolas, ampliação de vagas nas unidades já em funcionamento e instalação de novas unidades em prédios próprios ou locados.
Por Ednéia Silva / Foto: Divulgação