A preocupação com o meio ambiente tem motivado as escolas a desenvolver projetos que estimulem a educação para uma vida sustentável.
O intuito é despertar a consciência da preservação nas crianças, trabalhando para que elas identifiquem o ambiente como parte integrante de suas vidas e despertem sobre a necessidade de atitudes responsáveis no que concerne à de conservação do ambiente. Os educadores devem desenvolver com seus alunos o conhecimento científico, mas também prepará-los para que sejam cidadãos responsáveis pelo ambiente em que vivem, contribuindo, assim, para a formação de gerações conscientes do ponto de vista ético e socioambiental.

Alunos em passeio de observação ambiental
Nesse sentido, na escola Municipal João Batista Maule, no Distrito de Assistência, em turmas do Ensino Fundamental I, do Projeto Presença Esperança, foi desenvolvido o projeto “A Assistência que quero para hoje”, que engloba atividades de preservação ambiental, contemplando temas como consumo sustentável, reciclagem e cidadania. No projeto, os alunos gravaram vídeos expondo as opiniões sobre os pontos que devem apresentar melhorias nos bairros em que vivem para atingirem qualidade de vida.

Aluna identificando problema de poluição em córrego do bairro
Entre as reinvindicações levantadas pelos alunos, estão melhorias na Guarda Municipal e ronda 24 horas e no atendimento médico em Postos e Unidades de Saúde; ampliação do tempo de funcionamento da Farmácia; solução ao descarte inadequado de resíduos sólidos nas ruas dos bairros; solução ao abandono de animais; eliminação da contaminação nos cursos de água e ampliação do espaço físico da escola. Após os apontamentos, foi confeccionado um material e divulgado às demais turmas de alunos da escola, promovendo uma integração de bem comum visando ampliar a conscientização sobre a preservação do meio ambiente.

Recolhimento de residuos descartados ao redor da escola
Vale destacar que professores e a direção da escola mostraram-se favoráveis à realização deste projeto. Assim, o conhecimento da dimensão e dinâmica do meio ambiente, bem como outras formas de divulgação ligadas à educação ambiental, fazem-se importantes, pois semeiam e despertam na população a importância da conscientização ambiental e de que um espaço habitável e de qualidade a todos só será construído com postura e ações coletivas adequadas.
Por Eder Varussa