A apuração dos desfiles do Carnaval 2024 foi cheia de emoção nesta segunda-feira (13) em Rio Claro. As escolas do grupo principal disputaram ponto a ponto o título de campeã. A cada nota, o público que compareceu ao Ginásio de Esportes Felipe Karam para acompanhar a apuração manifestava sua concordância ou discordância dos jurados por meio de palmas e vaias.
Depois da somatória de pontos, a Escola de Samba Unidos da Vila Alemã (UVA) comemorou o título de bicampeã do Carnaval de Rio Claro, com 179,4 pontos. A UVA também foi a vencedora em 2023, ano que marcou a volta dos desfiles na cidade após intervalo de seis anos. Curiosamente, a UVA conquistou o bicampeonato com a mesma nota de 2023: 179,4.
A escola A Casamba ficou em segundo lugar, com 179 pontos, a Samuca em terceiro com 178,9 e a Grasifs em quarto lugar, com 177 pontos. Grasifs e Casamba desfilaram no sábado, e Samuca e UVA no domingo (11). O desfile das campeãs será na noite desta terça-feira (13), quando UVA, Casamba e Embaixadores do Samba retornam à passarela do samba a partir das XX horas.
Comemoração
A festa verde e branco começou já no ginásio de esportes com a diretoria da UVA comemorando o bi com os integrantes da escola presentes na apuração. Depois do ginásio, a festa foi levada para a sede da escola e aberta a toda comunidade.
Esse é o quinto título da UVA que também foi campeã em 1996, 1996, 2000 e 2023. O título de 2023 foi muito celebrado porque fazia 23 anos que a escola não levantava o troféu de campeã do Carnaval.
“Ser bicampeã do Carnaval de Rio Claro em 2024 é a consolidação do crescimento da nossa escola. Ressurgimos do nada após incêndio em nossa sede e hoje atingimos a nossa maturidade carnavalesca. Mais do que nunca, hoje tenho a certeza que a UVA é gigante e que mudamos os paradigmas do Carnaval de Rio Claro”, comentou Jéssica Fuzaro após a vitória da escola.
Além do título de bicampeã, Jéssica informou que a UVA também venceu como a melhor escola do Carnaval de 2024, apuração feita por votação popular.
A escola trouxe para a avenida a história de uma lenda indígena sobre a origem do pássaro João-de-barro, tema sugerido pelo carnavalesco Marcelo Camargo. Da sugestão nasceu o samba-enredo “Ku’ya – os verdes cantos de João-de-barro”, composto por Fabiano, Pablo Souza, Leandro Martins e Buiu MT.
Numa explosão de cores, a UVA veio grande para a avenida com 600 componentes, o dobro do ano passado, 14 alas e seis alegorias. A escola passou pela passarela do samba com enormes esculturas e um gigante João-de-barro que “sobrevoou” a avenida do começo ao fim do desfile soltando trinados para delírio do público.
Muito verde das florestas, indígenas, e a lenda ganhou vida na avenida retratada em formas e cores vibrantes mostrando ao público a beleza do folclore brasileiro. A ex-BBB Yvi Moraes, madrinha da bateria, estreou com o “pé direito” no Carnaval de Rio Claro.
Por Ednéia Silva / Foto: Divulgação/Prefeitura de Rio Claro