No primeiro sábado de dezembro (4), a escola de samba UVA (Unidos da Vila Alemã) reabre suas portas após o trágico incêndio que acabou por danificar a estrutura física da escola, instrumentos musicais, fantasias, alegorias e todo o material de trabalho. Apesar do abalo emocional que todos que participam e amam a escola tiveram, este ano é também de celebrações, visto que, em 2021 a agremiação completa 35 anos de história. Assim, a UVA renasce das cinzas como uma fênix. “Com a reconstrução, tivemos ideias inovadoras e esperançosas para trabalhar a comunidade, costurando as tradições e o futuro”, destaca o presidente da UVA, Bruno Covre.
Com entrada gratuita, o evento de reinauguração será realizado na sede reconstruída da UVA, localizada na Rua 3-A, anexo ao Espaço Livre da Vila Martins, com início a partir das 18 horas. Diversas apresentações estão previstas para acontecer, além da apresentação da Bateria Fúria. A data em questão foi escolhida a dedo, pois em 2 de dezembro é comemorado o Dia Nacional do Samba.
A UVA também está de cara nova em relação a sua diretoria. A eleição da chapa única ocorreu neste ano, com voto aberto. E para deixar o dia ainda mais especial, a UVA lançará o enredo para o carnaval de 2022. “Em nome de toda a nova diretoria, completamos que a volta da sede da UVA deixará a comunidade Verde e Branco ainda mais forte, como diz o samba de exaltação: Chegou a hora não tem mais jeito, sou verde e branco, sou raiz, muito respeito”, declara Débora Xavier de Camargo Schlittler, primeira secretária da UVA.
Após mais de um ano lutando para a reconstrução, arrecadando fundos necessários, o lugar voltará a receber atividades, oficinas, eventos e ensaios, sempre incentivando a cultura na cidade de Rio Claro. Vale ressaltar que em setembro deste ano, a UVA, por meio de uma cessão de direito de uso, conseguiu o barracão ao lado da sede, e este espaço será usado para a confecção das fantasias e alegorias para os próximos carnavais. Mesmo depois da dificuldade encontrada, a escola contou com a força da comunidade. “Foi um show de solidariedade por parte da população, nos auxiliando nas ações efetivas em arrecadação para beneficiar a sede reconstruída, além de palavras de solidariedade”, diz Elder Baumgartner, diretor de carnaval da escola.
“Todos podem esperar da comunidade UVA a alegria que estará estampada em nossos olhares, pois apesar de muitas lutas e batalhas, conseguimos nossa sede de volta e com nossos próprios esforços. O suor e as lágrimas derramadas valem a pena quando vemos os sorrisos de nossas crianças ao dançar em nosso solo, sob o som de nossa bateria”, ressalta Débora.
Os carnavalescos que trabalharam com o novo enredo que será lançado na festa de inauguração foram: Galileu Santos e Renato Vieiras, sendo esse último o responsável pela escrita e desenvolvimento do enredo.
A UVA, juntamente com as outras escolas de samba da cidade de Rio Claro, se prepara para voltar com os tradicionais desfiles em fevereiro de 2022, marcando a volta da comemoração do evento de rua na cidade, visto que a festividade não é celebrada na cidade desde 2016.
Por Giovanna Rubin / Foto: Divulgação