“Olá a todos, meus queridos amigos. Aqui quem fala é o professor Lucas, da E-cult… e nesse vídeo eu gostaria de falar um pouco a respeito do compositor alemão Ludwig Van Beethoven.” E assim começa um vídeo de curta duração da Escola de Formação Cultural (E-cult), fazendo determinadas reflexões sobre a música e a vida de um dos grandes compositores da música clássica. Mas isto é só uma pequena parcela do que a escola, de fato, oferece.
A cada postagem, um conteúdo gratuito com temas dentro de estudos diferentes. A instituição, que é online, usa a plataforma digital do Instagram para transmitir seus ensinamentos. Os estudos vão desde filosofia, música, literatura até técnicas para orientar os alunos, segundo consta a sua apresentação na rede social.
O caso é que as barreiras impostas pela pandemia não desaceleraram uma ideia que já vinha antes de janeiro de 2020 – mês em que a escola foi oficialmente inaugurada -, o que diz muito sobre a E-cult. Não à toa, os atuantes da Escola de Formação Cultural trazem em seu discurso algo que também chama muito a atenção para quem está olhando de fora: a vocação a uma empreitada pela vida cultural.
A ORIGEM
A ideia da escola surgiu a partir da experiência dos membros educadores quando ainda davam aula no Instituto de Formação e Educação (IFE), em Rio Claro. Ao longo do tempo o pensamento foi amadurecendo e no começo do ano passado, em 2020, a E-cult se concretizou como uma espécie de continuação do Instituto.
“A ideia começou lá em meados de 2019, quando a gente se reuniu numa dessas ‘reuniõezinhas’ pra comer uma pizza ou tomar uma cerveja. Daí a gente começou a conversar sobre isso”, conta Lucas Casagrande, de 24 anos, professor de apreciação cultural e músico formado pela Universidade de São Paulo (USP), em Ribeirão Preto.
Com o objetivo de oferecer às pessoas uma espécie de “complemento” cultural, para a escola digital a cultura é o que ajuda o ser humano a tomar consciência de si próprio, dos outros e da vida. “Por conta das pressões dos vestibulares, há um limite para o quanto as escolas básicas podem se aprofundar nesse tipo de formação e, portanto, a proposta da E-cult é oferecer um complemento, um caminho que ajude você nas expedições pelo mundo da cultura”, declara o coletivo.
DESAFIOS
Mas como toda proposta embrionária dentro da Internet, existem os desafios. Para o professor Lucas, apresentar o conteúdo de forma on-line é uma experiência “diferente”. “Eu sempre me acostumei a falar sobre esse tipo de assunto numa sala de aula com várias pessoas assistindo. [Na sala] você tem uma caixa de som e pode explicar ou pausar a música, e falar, ‘quero que vocês prestem atenção nisso ou naquilo’, sendo que no digital isso é mais difícil de fazer”. Mas o professor ressalta o benefício da ferramenta.
“Existem todas as vantagens que a gente já tinha falado antes. Da pessoa poder assistir a hora que ela quiser ou poder examinar da maneira que ela se sentir confortável”, complementa. Isso porque o coletivo entende que a Internet se mostrou uma peça que tornou o aprendizado “mais acessível e com maior alcance”.
“Uma de nossas ideias é entregar o conteúdo e deixá-lo à mercê da pessoa para que ela possa assistir de acordo com o seu ritmo. Claro que sabemos que uma educação completa requer presença física, mas as recentes descobertas nesse contexto de pandemia mostram que é possível oferecer conteúdo educativo de qualidade e personalizado de forma on-line”.
EDUCAÇÃO COMO CIDADANIA
Segundo o Artigo 2º da Lei nº 9.394, de 1996 – a lei de diretrizes e bases da educação nacional -, a Educação tem, entre três finalidades, a de desenvolver o educando e prepará-lo para o exercício da cidadania. E conforme proposto pelo Departamento de Direitos Humanos e Cidadania (DEDIHC), ser cidadão é ter direitos civis. De modo prático, é poder atuar em liberdade dentro dos parâmetros legais previstos no Estado Democrático de Direito.
A educação, portanto, está para o livre exercício dos direitos civis e vice-versa. Mas engana-se quem pensa que ‘ser mais educado’ pode significar ‘ser melhor que alguém’. Essa ‘bola foi levantada’, como dito popularmente. E o coletivo, em resposta uníssona, respondeu.
“Uma coisa comum e triste que acontece no Brasil, é a figura da pessoa que possui grande erudição cultural, mas continua sendo alguém mesquinho e imaturo, que usa esse conhecimento pra se sentir melhor que os outros.” Para o coletivo, a educação cultural tem um papel relevante para “o cultivo do espírito e da vida interior, que leva ao engrandecimento”, referenciando-se ao filósofo romano Cícero.
“Acreditamos que podemos ajudar as pessoas a buscarem isso, tornando-se, assim, pessoas melhores e, consequentemente, cidadãos melhores”, declaram.
UM PRESENTE PARA O FUTURO?
Com a pandemia, os espaços usados para a educação se viram inviabilizados dado o requerimento de isolamento social. O ensino e a forma de ver a escola, assim como outras coisas que faziam parte do cotidiano, tiveram de ser transformados. Mas, como todo aniversário – aproveitando a celebração dos 194 anos da Cidade Azul -, reavaliar o último ano vivido faz parte. E inclui-se aqui, uma autoavaliação.
Segundo o músico e professor Lucas, as opiniões sobre as aulas na Internet têm sido boas. “Eu acho que têm sido. Tenho recebido bons feedbacks. Muitas pessoas vem me perguntando, ‘Lucas, por onde eu começo a ouvir música clássica?’ ou ‘O que você acha de tal banda? Tal peça?’. As pessoas têm me procurado pra saber minha opinião sobre essas coisas”, avalia o músico. Ao passo que a distância separou os alunos de Lucas, o espaço digital ainda permitiu a troca de informações.
Pensando, no entanto, que o espaço físico ajuda na socialização dos alunos e do ensino, além de colocar ‘cara a cara’ e ‘olho no olho’ a relação entre alunos e professor, fica o questionamento: afinal, a escola é pra sempre ou vai acabar? Conversando com o coletivo, a incerteza quanto ao espaço físico foi expressada, mas quanto à educação, a resposta veio em nome do escritor inglês G. K. Chesterton: “A educação é simplesmente a alma de uma sociedade a passar de uma geração para a outra”.
Nunca antes pôde-se ter acesso, sem dificuldades presenciais, a tanta informação. E ao que parece, o rio-clarense, em 194 anos, ganhou um presente.
Por Samuel Chagas / Foto: Divulgação