Depois de iniciar a trilha de atleta AQUI, na Cidade Azul, integrando a categoria de base do Juventude FC, de passar pelo Rio Claro FC, ser profissionalizado na AE Velo Clube e de defender outros 14 times dos Estados de São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Mato Grosso ao longo de 16 anos de carreira, o ex-goleiro Leandro Cristiano Cavalaro acaba de anunciar um projeto bastante interessante para a Terra de Ulysses Guimarães: a Escola de Futebol de Goleiros.
Licenciado em Educação Física e pós-graduado em Pedagogia, Cavalaro expôs à reportagem do Diário Esportes que a ideia surgiu de uma sondagem que realizou com o intuito de saber qual o interesse havia na iniciativa e, para sua surpresa, não faltaram interessados em treinar em uma escola exclusiva de goleiros. “A escolinha será voltada para meninos e meninas a partir dos sete anos e visa aprimorar os talentos daqueles que queiram atuar na difícil posição de arqueiro, uma das mais exigidas em qualquer agremiação”.
Aos leitores do Maior e Mais Plural Canal Esportivo Rio-Clarense, o esportista deixou uma dica que pode resultar no sucesso dos futuros jogadores: “o importante é estar bem preparado, técnica e fisicamente, ter interesse e vontade para corrigir defeitos, além de aprimorar as qualidades ao máximo. Aí, sim, ser submetido a uma avaliação nos clubes profissionais. Por isso, a importância da Escola de Futebol para Goleiros que implantaremos em Rio Claro”.
Aproveitando a vitrine que o DE representa dentro do Esporte Local, Leandro destacou algumas pessoas que o incentivaram ao longo de sua trajetória desportiva. “Primeiramente, meus pais Jair e Ana, e minha esposa Sheila. Também meu primeiro treinador, o Juninho [Geraldo J. Costa Júnior, escritor e futebolista, antigo parceiro do DE que, aliás, foi quem descobriu sua vocação de goleiro e quem sugeriu a pauta ao Número 1], e os meus ex-companheiros das equipes”. Cabe destacar que os interessados em participar e/ou conhecer mais sobre o PEFG podem entrar em contato através do telefone: (19) 99141-7883.
TRAJETÓRIA
Em 1997, Leandro Cavalaro foi lançado como profissional pelo Rubro-Verde em um inesquecível embate contra o Jabaquara AC, válido pelo Campeonato Paulista da Segunda Divisão e que tinha como treinador Ivan Silva [que substituía o titular Chicão], ocorrido no Estádio Benito Agnelo Castellano, o Benitão. Importante salientar que seu preparador, à época, era Renato de Jesus, Ídolo Maior das AEVC nos anos 1970.
Em 1998, foi para o Ituano FC e, naquela mesma temporada, defendeu ainda o EC São Bento. Na sequência, em 1999, passou pelo EC Lemense – quando teve a oportunidade de conhecer Zagallo – que, na ocasião, era técnico da A Portuguesa D – em amistoso no CT da Lusa. Em 2000, vestiu a camisa do CA Monte Azul e, no ano seguinte, foi Campeão com o EC Osasco do Campeonato Paulista da Segunda Divisão, obtendo, assim, acesso à série A3.
Em 2003, disputou a série C do Brasileirão com UA Barbarense FC; em 2004, alcançou o Título de Campeão Estadual Mato-Grossense com o GE Jaciara, e figurou no escrete do Independente FC na série A3 do Paulista; em 2005, foi o primeiro contratado pelo A Cidade Azul [atual CA Tubarão], onde obteve êxito da Série B do Campeonato Catarinense; em 2008, faturou o Campeonato Capixaba com o Rio Bananal FC; em 2009, participou do Campeonato Paranaense com a AA Iguaçu de Nova Vitória e, por fim, assinou seu último contrato com o GE Maringá.