Por meio do Decreto Legislativo 718/2024, de autoria do vereador Paulo Guedes (Progressistas), a Câmara Municipal entregou título de Cidadã Rio-Clarense a Érica Cristina Belomi. A sessão solene aconteceu na última quinta-feira (27) no plenário da Casa.
A mesa principal, presidida por Paulo Guedes, contou com os vereadores Adriano La Torre e Claudino Galego, ambos do Progressistas, o presidente da Udam Ronaldo Messias e seu vice-presidente Adriano Marchi, a coronel PM Dulcinéia que representou o deputado estadual Major Mecca, e o advogado Heitor Alves que representou o prefeito Gustavo Perissinotto.
Natural de Londrina, Érica Belomi conta com ampla folha de serviços prestados à comunidade. Na solenidade, os trabalhos que desenvolveu como secretária municipal de Desenvolvimento Social, entre 2017 e 2020, e as atividades que levam a sua assinatura por meio da Udam foram destacados nas falas das autoridades presentes.
“Um ser humano admirável. Gestora competente”. Com essa frase, Paulo Guedes resumiu a trajetória de vida da homenageada. “Estamos diante de uma pessoa que tem no seu princípio de vida o amor ao próximo. Recebe essa justa homenagem por meritocracia. Como secretária municipal, sempre teve posicionamento ético e correto. Estamos aqui Érica Belomi para agradecer tudo o que você fez e faz pela nossa cidade”, enfatizou o vereador.
Em sua fala, Érica Belomi ressaltou a importância dos amigos, familiares e da diretoria Udam nos trabalhos desenvolvidos que a levaram a receber a honraria no Legislativo. “Agradeço a Udam, nas pessoas de Adriano Marchi, Ronaldo Messias e equipe. Através da confiança do grupo pudemos realizar ações em prol da comunidade rio-clarense em várias frentes de trabalho, sempre em equipe”, pontuou. Ela encerrou a sua fala agradecendo a Câmara Municipal por meio do vereador Paulo Guedes. “Hoje foi um dia memorável!”, frisou.
Biografia
Construiu uma trajetória sólida na administração pública e no terceiro setor destacando-se pela liderança com programas sociais e pela implementação de políticas públicas que beneficiaram a população de Rio Claro.
Formada em Administração de Empresas pelo Claretiano Centro Universitário em 2013. Possui ampla experiência em gestão de equipes, articulação institucional e desenvolvimento de ações voltadas para a inclusão social e a segurança alimentar.
Atuou como coordenadora geral da União de Amigos (Udam) em dois períodos de 2008 a 2016 e de 2021 até o presente, liderando programas como Banco de Alimentos e Inclusão Produtiva. Foi idealizadora do projeto Mãos na Massa e modernizou a gestão de dados institucionais da organização.
Além disso, exerceu papéis de destaque como conselheira e presidente em conselhos municipais, incluindo o Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional e o Conselho de Assistência Social.
Entre 2017 e 2020, ocupou o cargo de secretária municipal de Desenvolvimento Social de Rio Claro. Durante sua gestão, implementou a Lei Municipal Nº 5.413/2020, garantindo recursos ao Terceiro Setor, e regulamentou o Marco Legal da Rede do Terceiro Setor.
Foi idealizadora do projeto Horta Solidária, reconhecido nacionalmente, e liderou ações emergenciais durante a pandemia de Covid-19, como a produção de milhares de pães caseiros para famílias em situação de extrema vulnerabilidade.
Seu comprometimento com a justiça social também se reflete no trabalho voluntário, destacando-se em ações de regularização fundiária no Jardim Bom Sucesso, em parceria com a Udam, OAB, Ministério Público e Judiciário.
Reconhecida por sua capacidade de liderança, gestão de conflitos e inovação em políticas públicas. Atua com foco na inclusão social, transparência e modernização das estruturas públicas e sociais.
Foto: Divulgação/Câmara Municipal