A equipe de Robótica do SESI Rio Claro conquistou o primeiro lugar na etapa regional do torneio First Lego League, que aconteceu em Presidente Epitácio no início de novembro com outras 35 equipes do Estado.
O projeto, para astronautas, atendeu ao tema da competição deste ano: “Espaço – Into Orbit”. A etapa nacional acontece no Rio de Janeiro, em março do ano que vem.
Os alunos explicaram que as equipes são avaliadas em três áreas: projeto de pesquisa, design do robô e trabalho em equipe e que vencer a competição é um indicativo de que atenderam os requisitos das áreas avaliadas. O projeto da equipe de Rio Claro trata-se de um aparelho que ajuda os astronautas a movimentarem partes do corpo por meio de exercícios.
Atualmente, nenhum equipamento utilizado em órbita trabalha todos os músculos, como propõe o projeto dos alunos. A equipe explicou que focou a pesquisa na saúde física dos profissionais do espaço e que para desenvolvê-la contou com a ajuda de profissionais médicos, fisioterapeutas, engenheiros e astronautas, como o brasileiro Marcos Pontes e a médica espacial, Thaís Russomano.
Design Robô
O Robô Leozinho 2×2 é uma homenagem da equipe para o técnico Leonardo Santolim. Para esta competição, a equipe montou um robô com cinco equipamentos com o kit padrão Lego para executar as missões do tapete de competição.
Questionados sobre o tempo médio de trabalho para a construção do robô e equipamentos, a equipe disse que leva, em média, uma semana e que tem cerca de dois meses para ajustes e adaptações. Passada a etapa regional, a equipe agora se dedica a aperfeiçoar os trabalhos para a disputa nacional.
Thunderbóticos
A equipe dessa temporada é formada pelos alunos do SESI Rio Claro: Nicholas Martins (14 anos); Laura Vitória M. Reis (12 anos); Bruna Krol Lopes (14 anos); Renan Torresin (16 anos); Matheus Silveira (15 anos); Felipe Bataglini (14 anos); Vanessa Pinto (16 anos); Wilian Tessari Junior (17 anos); e Diana Godoy (12 anos), além do técnico, o professor Leonardo Santolim.